Só 20 minutos por dia já pode te ajudar a combater a depressão: veja o que fazer

No pós-pandemia, a depressão no Brasil tem aumentado. Um estudo aponta uma abordagem diária saudável para combatê-la.

A depressão é um grave problema global.A ciência está progredindo em soluções para sentimentos debilitantes de tristeza e falta de prazer. Um estudo recente destacou a atividade física como fundamental na prevenção e tratamento da depressão. Confira abaixo.

O estudo

Ao longo de 10 anos, pesquisadores acompanharam quatro mil pessoas na Irlanda, com uma média de idade de 61 anos, para entender a relação entre atividade física e depressão.

Durante esse período, a prevalência de depressão aumentou, assim como a prescrição de medicamentos antidepressivos. Além disso, as pessoas estavam se exercitando cada vez menos.

No entanto, foi possível perceber que a quantidade de atividade física importa quando se trata de proteção contra a depressão.

Aqueles que atingiram a recomendação mínima de 2,5 horas de atividade física por semana tiveram um risco 7% menor de desenvolver sintomas depressivos. Aqueles que se exercitaram um pouco mais, tiveram uma redução de 16%, e aqueles que se exercitaram muito mais tiveram uma redução de 23%.

Até mesmo os participantes que se exercitaram abaixo das recomendações tiveram um risco 16% menor de sintomas depressivos e uma chance 43% menor de ter depressão do que aqueles que não se exercitaram. Além disso, pessoas com doenças crônicas também experimentaram uma redução no risco de depressão ao se exercitarem.

LEIA MAIS: Como perder barriga sem malhar? Veja 6 dicas para emagrecer sem exercício!

O poder dos 20 minutos

Agora, a pergunta é: quanto tempo você precisa se exercitar para colher os benefícios mentais? A resposta é animadora: apenas 20 minutos por dia, cinco dias por semana. Um total de 100 minutos de atividade física, que pode ser tão simples como uma caminhada rápida, pode ser suficiente para reduzir significativamente os sintomas depressivos e a chance de desenvolver depressão.

LEIA MAIS: Celulite? Nunca mais! 7 exercícios rápidos e fáceis para fazer na sua casa

E o que você pode fazer?

Se você está se perguntando que tipo de atividades físicas podem auxiliar na saúde mental, aqui estão algumas opções populares:

  • Caminhadas
  • Algum tipo de dança
  • Ioga
  • Natação
  • Andar de bicicleta

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também