Brazil Greece

»

»

4 truques para abrir o seu vinho SEM usar saca-rolhas – e não é com a boca

| Em 05/05/2023 às 19:45

O vinho é uma ótima pedida para diversos momentos, seja jantares românticos, reuniões com a família e amigos, ou para relaxar após um longo dia de obrigações.

Por isso, é apreciada ao redor do mundo devido à sua versatilidade e sabor. Para conservar o aroma e sabor, as garrafas são vedadas com cortiça, devido às suas propriedades elásticas, resistência e impermeabilidade.

Porém, retirá-lo da garrafa pode ser um pouco difícil, o que geralmente requer um instrumento adequado. Se você não possui um à sua disposição, saiba agora como abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas.

Método criativo para abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas

Use uma fonte de calor

Caso você tenha um isqueiro simples à sua disposição, é possível utilizá-lo ao seu favor na hora de abrir a sua garrafa de vinho.

Para isso, basta posicionar o isqueiro de modo a distribuir o calor igualmente em todos os lados da garrafa, no espacinho entre a rolha e a garrafa de vidro (ou seja, nas bordas).

Isso irá promover a soltura da rolha devido à dilatação térmica, e você pode tirá-la manualmente.

LEIA MAIS: 5 dicas muito simples para você degustar vinho como um profissional

Use uma faca com cautela

Esse método não é o mais indicado, uma vez que a depender da força que você deposite, há grandes chances de causar um acidente.

Porém, caso este seja o único utensílio disponível, use uma faca serrilhada e insira-a na cortiça, e gire-a enquanto exerce força, lentamente, para puxar a rolha para fora da garrafa.

Tenha cuidado para não cortar a rolha, o que fará com que pedaços dela caiam no vinho. Porém, caso isso aconteça, basta usar uma peneira para filtrar o líquido das partículas de cortiça.

Use uma chave velha

Após higienizar uma chave velha, você deve inseri-la na cortiça do mesmo modo que faria com a faca. Vale lembrar que a chave pode entortar neste processo e, por isso, o ideal é que utilize uma chave que não é mais útil para você.

Por ser irregular, há grandes chances da chave destruir parte da cortiça e, por isso, você deve ter uma peneira à sua disposição para filtrar a cortiça do líquido.

Empurre a cortiça com colher de pau

Se as técnicas anteriores não deram certo, você pode empurrar a rolha para dentro da garrafa. Para isso, você pode utilizar colher de pau, mas também há outros utensílios de cozinha resistentes.

Você pode bater em um objeto pontiagudo com um pequeno martelo para caranguejo, por exemplo. Atente-se apenas para não exercer uma pressão muito grande na garrafa e, com isso, quebrá-la.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: bebidas | casa | vinhos

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários