Dicas

4 truques para abrir o seu vinho SEM usar saca-rolhas – e não é com a boca

4 truques para abrir o seu vinho SEM usar saca-rolhas – e não é com a boca
By     -   On

O vinho é uma ótima pedida para diversos momentos, seja jantares românticos, reuniões com a família e amigos, ou para relaxar após um longo dia de obrigações.

Por isso, é apreciada ao redor do mundo devido à sua versatilidade e sabor. Para conservar o aroma e sabor, as garrafas são vedadas com cortiça, devido às suas propriedades elásticas, resistência e impermeabilidade.

Porém, retirá-lo da garrafa pode ser um pouco difícil, o que geralmente requer um instrumento adequado. Se você não possui um à sua disposição, saiba agora como abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas.

Método criativo para abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas

Use uma fonte de calor

Caso você tenha um isqueiro simples à sua disposição, é possível utilizá-lo ao seu favor na hora de abrir a sua garrafa de vinho.

Para isso, basta posicionar o isqueiro de modo a distribuir o calor igualmente em todos os lados da garrafa, no espacinho entre a rolha e a garrafa de vidro (ou seja, nas bordas).

Isso irá promover a soltura da rolha devido à dilatação térmica, e você pode tirá-la manualmente.

LEIA MAIS: 5 dicas muito simples para você degustar vinho como um profissional

Use uma faca com cautela

Esse método não é o mais indicado, uma vez que a depender da força que você deposite, há grandes chances de causar um acidente.

Porém, caso este seja o único utensílio disponível, use uma faca serrilhada e insira-a na cortiça, e gire-a enquanto exerce força, lentamente, para puxar a rolha para fora da garrafa.

Tenha cuidado para não cortar a rolha, o que fará com que pedaços dela caiam no vinho. Porém, caso isso aconteça, basta usar uma peneira para filtrar o líquido das partículas de cortiça.

Use uma chave velha

Após higienizar uma chave velha, você deve inseri-la na cortiça do mesmo modo que faria com a faca. Vale lembrar que a chave pode entortar neste processo e, por isso, o ideal é que utilize uma chave que não é mais útil para você.

Por ser irregular, há grandes chances da chave destruir parte da cortiça e, por isso, você deve ter uma peneira à sua disposição para filtrar a cortiça do líquido.

Empurre a cortiça com colher de pau

Se as técnicas anteriores não deram certo, você pode empurrar a rolha para dentro da garrafa. Para isso, você pode utilizar colher de pau, mas também há outros utensílios de cozinha resistentes.

Você pode bater em um objeto pontiagudo com um pequeno martelo para caranguejo, por exemplo. Atente-se apenas para não exercer uma pressão muito grande na garrafa e, com isso, quebrá-la.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.