Como consultar a minha restituição do Imposto de Renda 2023? Confira

Saiba quando e como verificar a liberação da restituição do Imposto de Renda e descubra as novidades deste ano.

Descubra como e quando consultar a restituição do Imposto de Renda 2023. Saiba quem tem prioridade, as novidades deste ano e como calcular o valor a receber.

Antes de mais nada, a restituição do imposto de renda é um momento muito esperado por muitos contribuintes. Porém, para ficar por dentro do processo, é importante saber como verificar as aprovações de reembolso e as novidades para 2023.

Fila de pagamento e prioridade

As restituições do imposto de renda são de montante único, com prioridade para o contribuinte que apresentou a declaração primeiro. A primeira rodada ocorreu em 31 de maio e teve como alvo, principalmente idosos com mais de 80 anos e alguns outros grupos.

Novidades para 2023

Uma das novidades para este ano é que será dada prioridade para quem utilizar o modelo de pré-preenchimento da declaração ou optar por receber o valor da restituição por meio de uma chave PIX, que deve ser o CPF do contribuinte. Então, essas opções aceleram o processo de recebimento.

O que é Restituição do Imposto de Renda?

Sua restituição de imposto de renda é a diferença entre o valor que você pagou antecipadamente pela retenção e o valor que você realmente deve. Assim, você pode usar a Calculadora de ajuste anual para calcular essa diferença e solicitar um reembolso.

LEIA MAIS: Vírus espião já teve mais de 400 mil downloads; veja se você foi uma vítima

Como é calculado o valor da restituição

O cálculo do valor da restituição que você recebe será feito automaticamente pelo programa de declaração de imposto de renda. Após o preenchimento de todos os formulários, o programa exibirá o valor a ser pago/recebido com opções de declaração completa ou simplificada.

Então, você deve escolher a opção mais favorável de acordo com os regulamentos fiscais federais.

Como posso verificar minha situação de reembolso

Você pode verificar se tem um reembolso no site do Ministério da Fazenda do Brasil. Acesse a página Meu Imposto de Renda e clique em Confirmar Reembolso. Então, informe o CPF e a data de nascimento do contribuinte para verificar a possibilidade de reembolso.

Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.