Como declarar o imposto de renda pelo celular? Passo a passo simples

Prazo começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio, e você pode declarar o imposto de renda pelo celular

Você sabia que tem como declarar o imposto de renda pelo celular? A alternativa beneficia sobretudo quem está sem computador em casa e não pode contar com a assessoria de um contador. Lembrando que o prazo de entrega começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio.   

Logo, trataremos dessa possibilidade com mais detalhes, mas a princípio, toda a movimentação pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Além da declaração do IR, também estão disponíveis outros serviços. Por exemplo, retificar a declaração, gerar recibo de entrega, emitir Darf e consultar débitos.  

A seguir, veja os requisitos e o passo a passo de como declarar o imposto de renda pelo celular. 

Como declarar o imposto de renda pelo celular?

Em primeiro lugar, é necessário baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda no celular. A ferramenta desenvolvida pela Receita Federal é gratuita, além de compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.  

Contudo, também é necessário ter login e senha na conta gov.br, que é a página do Governo Federal na internet. Possivelmente, o sistema solicitará que tenha o status prata ou ouro para ter acesso ao serviço. Porém, isso é feito pelo próprio sistema.  

Feito isso, basta seguir o passo a passo de como declarar o imposto de renda pelo celular abaixo. 

1. Faça login no aplicativo

Primeiro, você precisa acessar o ambiente do app com o login e senha cadastrados no portal do Governo Federal. 

2. Dê início à nova declaração

Na tela inicial, serão listadas todas as declarações que você emitiu nos anos anteriores. Note que, para 2023, será exibida a mensagem de “não iniciada” ou “não emitida”.  

O próximo passo é clicar no ícone “+”, logo no canto inferior direito. Veja que você tem opções: iniciar com a declaração do ano anterior ou apenas iniciar a declaração. 

LEIA MAIS: Quando irei receber a restituição do meu imposto de renda?

3. Use o arquivo anterior para declarar o imposto de renda pelo celular

Uma forma fácil de emitir sua declaração é usar a emissão de 2022. Porém, para isso, é preciso que tenha o arquivo salvo no celular. Em caso positivo, selecione a opção ” Iniciar com a declaração do ano anterior”.  

“Ah, no ano passado, eu fiz pelo computador”. Não tem problema! Basta transferir o arquivo para o dispositivo móvel. Em seguida, localize-o na pasta onde salvou. Você vai ver que vários campos do documento atual serão preenchidos automaticamente. Porém, vale conferir tudinho antes de dar prosseguimento, ok?

4. Inicie novo preenchimento se não tem o arquivo

Embora facilite ter o arquivo anterior, você pode declarar o imposto de renda pelo celular mesmo sem ele. Daí, basta selecionar “Iniciar declaração” para preencher os dados. 

5. Crie a palavra-chave

Com a finalidade de preencher os dados com segurança, você precisa salvar uma palavra-chave para a declaração de Imposto de Renda, bem como uma pergunta/resposta para recuperá-la. 

Como preencher a declaração de IR?

Uma das principais dúvidas sobre declarar o imposto de renda pelo celular ou computador é preencher os dados corretamente. Para te ajudar, trouxemos algumas orientações breves sobre o processo.  

Em primeiro lugar, insira os dados de identificação, tanto do titular quanto familiares. Deste modo, informe: 

  • Dados pessoais 
  • Contato
  • Números dos documentos solicitados 
  • Dados solicitados dos dependentes (pessoas que não declaram IR), bem como seus rendimentos 
  • Salve cada um no botão “Salvar”, localizado no canto inferior da tela  

Para declarar Bens e Dívidas, selecione o botão de mesmo nome no menu principal. Neste caso, você deve informar todas as contas bancárias, imóveis e veículos no seu nome. Da mesma forma, dívidas e credores.  

Quando você preenche todas as informações, acesse a opção “Resumo” no menu principal. Confira as informações pertinentes a rendimentos tributáveis e alíquotas. Passe por três telas da seção e clique em “Entregar Declaração”. Você pode salvar o documento em PDF ou pedir para imprimir o arquivo.  

Quem precisa declarar o imposto de renda?

A princípio, qualquer pessoa que tenha rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado deve declarar o imposto de renda 2023. E o que acontece se eu não declarar o imposto de renda?  

O contribuinte que não entregar sua declaração de IR está sujeito a multa no valor mínimo de R$ 165,74, passível de aumento de até 20% sobre o imposto total devido. 

Gostou desse conteúdo? Então acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais