A nota de 100 euros é uma das denominações mais valiosas da moeda comum europeia, o euro. Ela possui um esquema de cores predominantemente verde. Aqui, separamos as informações mais relevantes sobre essa cédula, incluindo seus recursos de segurança e o design. Por isso, saiba reconhecer quando uma nota de 100 euros é falsa ou não.
Como identificar que uma nota de 100 euros não é falsa?
Recursos de segurança
Antes de mais nada, a nota de 100 euros possui uma série de recursos de segurança sofisticados para evitar falsificações e garantir sua autenticidade. Dentre eles:
Marcas d’Água
Uma marca d’água incorporada à nota é uma das características mais conhecidas. Ao segurar a nota contra a luz, a marca d’água revela imagens distintas, proporcionando uma maneira fácil de verificar sua autenticidade.
Tinta invisível
Certas áreas da nota contêm tinta invisível sensível à luz ultravioleta. Ao expor a nota à luz UV, partes específicas se tornam visíveis, oferecendo mais uma camada de proteção contra falsificações.
Leia mais: 10 franquias para você ganhar dinheiro até mesmo dormindo
Hologramas
Elementos holográficos estão presentes em algumas regiões da nota, proporcionando efeitos visuais únicos. Por isso, esses hologramas são extremamente difíceis de reproduzir, sendo um indicador confiável de autenticidade.
Microimpressões
Detalhes minúsculos e intrincados, conhecidos como microimpressões, estão presentes em várias partes da nota. São extremamente difíceis de reproduzir com precisão, adicionando um elemento adicional de segurança.
Banda Holográfica
Na primeira série de notas de euro, algumas notas de 100 euros possuíam uma banda holográfica incorporada. Ao inclinar a nota, podia-se observar mudanças na cor e na imagem, indicando sua autenticidade.
Registro Transparente
Uma característica especial de registro transparente, onde elementos de um lado da nota se alinham perfeitamente com elementos do outro lado quando segurada contra a luz.
Leia mais: 7 razões pelas quais você ainda não é rico
Design da nota de 100 euros
O design da primeira série da nota de 100 euros é inspirado no estilo arquitetônico do período barroco e rococó e inclui uma representação de uma ponte desse estilo.
Mas o que é o estilo arquitetônico do Barroco e Rococó?
O estilo arquitetônico do Barroco e Rococó refere-se a dois períodos distintos na história da arquitetura europeia, cada um com características estilísticas únicas. Um dos exemplos mais marcantes do barroco é a Basílica de São Pedro, no Vaticano e o Palácio de Versalhes, na França. Enquanto do Rococo temos O Palácio de Sanssouci, em Potsdam e o Salão de Espelhos em Munique.
Além disso, a nota apresenta também uma janela com um retrato transparente de Europa e um portal arquitetônico (característica principal da série “Europa”). Ela também possui uma representação do mapa da Europa, o valor em numeração grande e uma assinatura do presidente do Banco Central Europeu.
E aí, agora você já sabe como identificar se uma nota de 100 euros é falsa?
0 comentários