Troia é, sem dúvida, uma das cidades mais famosas da Antiguidade. Seu nome desperta a curiosidade de gerações há milhares de anos, seja pelas histórias de heróis como Aquiles e Heitor, ou pelo famoso Cavalo de Troia. Mas afinal, será que essa cidade existiu de verdade, ou tudo não passou de mito?
Aqui no Brazil Greece, onde adoramos explorar as conexões entre o passado e o presente, entre o Brasil e a Grécia, trouxemos um pouco mais sobre essa cidade lendária que, apesar de estar na atual Turquia, tem raízes profundas na cultura grega antiga.
Leia mais: 5 britânicas são presas na Grécia por pole dance; veja o que aconteceu
Troia nos tempos de Homero: mito ou realidade?
A primeira coisa que muita gente não sabe é que a Troia que aparece nas epopeias Ilíada e Odisseia, atribuídas ao poeta grego Homero, não é apenas uma invenção literária. Apesar de Homero ter usado elementos mitológicos para contar a história, as descrições que ele fez da cidade, suas muralhas e sua localização têm surpreendente ligação com descobertas arqueológicas reais.
A Troia de Homero, chamada por ele de Ílion (Ilíon), era descrita como uma cidade rica, com grandes fortificações, localizada próximo ao mar. Isso bate com o que foi encontrado séculos depois na colina de Hisarlik, no noroeste da atual Turquia, perto da cidade de Çanakkale.
A descoberta de Troia entre história e escavações
Freepik.
Durante muito tempo, muitos estudiosos acreditavam que Troia era apenas uma lenda. Mas no final do século XIX, um homem chamado Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão apaixonado pelas histórias de Homero, resolveu provar que a cidade existiu. Ele começou escavações na região indicada nos poemas épicos e acabou encontrando ruínas que se alinham com as descrições antigas.
O que ele descobriu foi ainda mais surpreendente: camadas sobre camadas de cidades construídas no mesmo local ao longo de milênios. Os arqueólogos numeraram essas camadas como Troia I, II, III… até IX. A que mais se aproxima da época da suposta Guerra de Troia é a Troia VI ou VIIa, que existiu entre os séculos XIII e XII a.C., período que muitos acreditam ser o mesmo da guerra narrada por Homero.
Essas cidades antigas tinham fortificações maciças, torres defensivas, e mostram sinais de destruição, o que pode indicar batalhas reais.
A Guerra de Troia realmente aconteceu?
Essa é a pergunta que nunca sai de moda. A resposta mais aceita hoje pelos estudiosos é: sim, provavelmente houve um conflito real, mas não exatamente como nos poemas de Homero.
Acredita-se que a Guerra de Troia tenha sido inspirada em disputas comerciais e políticas reais entre os povos gregos micênicos e os reinos da Anatólia, que ocupavam a região da atual Turquia. Troia, por estar em uma posição estratégica na entrada do Estreito de Dardanelos, controlava rotas comerciais importantes entre o Mar Egeu e o Mar Negro. Isso certamente atraiu a atenção, e a cobiça, de outros povos.
No entanto, o episódio do Cavalo de Troia, os deuses interferindo nas batalhas e os personagens como Aquiles, Helena e Páris, fazem parte da mitologia, e não há provas de que existiram da forma como foram retratados.
Leia mais: Esfera cósmica alienígena é descoberta e está nos observando
Troia hoje
Hoje, as ruínas de Troia podem ser visitadas, e são Patrimônio Mundial da UNESCO. No local, é possível ver as muralhas antigas, vestígios das cidades sobrepostas e até uma réplica do famoso Cavalo de Troia, para os turistas tirarem fotos.
A história de Troia mostra como mito e realidade podem se misturar de forma fascinante. E aqui no Brazil Greece, adoramos explorar esses encontros, onde a Grécia antiga se conecta com lugares do mundo atual e com curiosidades que ainda mexem com a nossa imaginação.
Então, sim: Troia existiu de verdade. Talvez não exatamente como nos contos heroicos, mas o suficiente para mostrar que, às vezes, as lendas têm um pé bem firme na realidade.
E aí, você já sabia que ela existia mesmo?
0 comentários