Cartão com pagamento por aproximação é seguro? Saiba se proteger de golpe!

O método de pagamento por aproximação chamou a atenção dos golpistas

A cada dia que passa os golpistas inventam novos métodos para lesar as pessoas. Então, com o surgimento de novas tecnologias, como consequência, também acabam surgindo novos golpes.

A NFC (Near-Field Communication ou Comunicação por campo de proximidade) é um método que permite que as pessoas paguem apenas encostando o cartão ou o celular e acabou se tornando um alvo de golpes.

Portanto, sabendo disso, aqui você verá algumas dicas para evitar os golpes no pagamento por aproximação e descobrirá se essa tecnologia é realmente segura.

Afinal, é seguro?

Sim, essa tecnologia não permite que dados pessoais sejam compartilhados na hora do pagamento, além de possuir vantagens como rapidez, segurança e praticidade para quem compra. Consequentemente também possuir vantagem para quem vende, como segurança nas transações, versatilidade e redução de filas.

LEIA MAIS: 5 Cartões de Crédito com aprovação imediata – e parcela fatura em até 36x!

Como posso evitar golpes no pagamento por aproximação?

Uma vez visto que a tecnologia é segura, como faço para me proteger? Bom, o golpe é baseado na aproximação de uma maquineta escondida e só funciona se o cartão estiver “desprotegido”.

Isso porque, o pagamento por aproximação só ocorre a uma distância de pelo menos 5 cm. A seguir você verá as principais dicas para deixar o seu dinheiro longe desses golpistas.

  • Guarde bem o cartão: Não deixe o cartão solto e desprotegido na bolsa ou bolso da roupa. Prefira deixá-lo dentro de uma carteira ou de alguma capa e também suspeite caso alguém se aproxime de você sem necessidade.
  • Use capas e carteiras com bloqueio RFID: A RFID é uma tecnologia usada para identificar objetos anexando pequenos chips eletrônicos a eles, com isso, qualquer tipo de conexão por rádio frequência é reconhecida. Por consequência, capas e carteiras com bloqueios RFID são capazes de bloquear esse tipo de sinal, impedindo que a leitura seja feita caso alguém aproxime a maquineta.
  • Use o bloqueio temporário do cartão: Alguns bancos possuem a função de bloquear seu cartão temporariamente. Então, você pode deixar seu cartão temporariamente bloqueado e apenas desbloqueá-lo quando estiver em locais seguros ou for utilizá-lo.
  • Coloque um limite de valor para pagamento por aproximação: Também é possível estabelecer um limite para pagamento por aproximação. Portanto, veja se o seu banco disponibiliza essa função.
  • Confira sempre o extrato: Ao conferir seu extrato bancário você consegue identificar compras as quais não reconhece.

Por fim, caso tenha sido vítima do golpe do NFC entre em contato diretamente com a operadora do seu cartão para informar que não reconhece aquela transação e deseja fazer a contestação da compra.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais