Cartão com pagamento por aproximação é seguro? Saiba se proteger de golpe!

O método de pagamento por aproximação chamou a atenção dos golpistas

A cada dia que passa os golpistas inventam novos métodos para lesar as pessoas. Então, com o surgimento de novas tecnologias, como consequência, também acabam surgindo novos golpes.

A NFC (Near-Field Communication ou Comunicação por campo de proximidade) é um método que permite que as pessoas paguem apenas encostando o cartão ou o celular e acabou se tornando um alvo de golpes.

Portanto, sabendo disso, aqui você verá algumas dicas para evitar os golpes no pagamento por aproximação e descobrirá se essa tecnologia é realmente segura.

Afinal, é seguro?

Sim, essa tecnologia não permite que dados pessoais sejam compartilhados na hora do pagamento, além de possuir vantagens como rapidez, segurança e praticidade para quem compra. Consequentemente também possuir vantagem para quem vende, como segurança nas transações, versatilidade e redução de filas.

LEIA MAIS: 5 Cartões de Crédito com aprovação imediata – e parcela fatura em até 36x!

Como posso evitar golpes no pagamento por aproximação?

Uma vez visto que a tecnologia é segura, como faço para me proteger? Bom, o golpe é baseado na aproximação de uma maquineta escondida e só funciona se o cartão estiver “desprotegido”.

Isso porque, o pagamento por aproximação só ocorre a uma distância de pelo menos 5 cm. A seguir você verá as principais dicas para deixar o seu dinheiro longe desses golpistas.

  • Guarde bem o cartão: Não deixe o cartão solto e desprotegido na bolsa ou bolso da roupa. Prefira deixá-lo dentro de uma carteira ou de alguma capa e também suspeite caso alguém se aproxime de você sem necessidade.
  • Use capas e carteiras com bloqueio RFID: A RFID é uma tecnologia usada para identificar objetos anexando pequenos chips eletrônicos a eles, com isso, qualquer tipo de conexão por rádio frequência é reconhecida. Por consequência, capas e carteiras com bloqueios RFID são capazes de bloquear esse tipo de sinal, impedindo que a leitura seja feita caso alguém aproxime a maquineta.
  • Use o bloqueio temporário do cartão: Alguns bancos possuem a função de bloquear seu cartão temporariamente. Então, você pode deixar seu cartão temporariamente bloqueado e apenas desbloqueá-lo quando estiver em locais seguros ou for utilizá-lo.
  • Coloque um limite de valor para pagamento por aproximação: Também é possível estabelecer um limite para pagamento por aproximação. Portanto, veja se o seu banco disponibiliza essa função.
  • Confira sempre o extrato: Ao conferir seu extrato bancário você consegue identificar compras as quais não reconhece.

Por fim, caso tenha sido vítima do golpe do NFC entre em contato diretamente com a operadora do seu cartão para informar que não reconhece aquela transação e deseja fazer a contestação da compra.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também