Notícias

Faz compras na Shein ou na Shopee? Então esta notícia é para você!

Faz compras na Shein ou na Shopee? Então esta notícia é para você!
By     -   On

Nos últimos anos, a popularização do comércio eletrônico transformou a maneira como as pessoas consomem produtos em todo o mundo.

No Brasil, o mercado de varejo online tem crescido exponencialmente, impulsionado principalmente pelas compras em plataformas internacionais, como Shopee, AliExpress e Shein.

Entretanto, essa expansão tem gerado preocupações para o governo, devido à falta de tributação sobre produtos importados.

Taxação do comércio eletrônico

O governo brasileiro está planejando otimizar a arrecadação de impostos por meio da cobrança de tributos sobre varejistas internacionais de comércio eletrônico.

LEIA MAIS: 4 perfumes nacionais que parecem com importados para ganhar o seu amor

Shein, Shopee e AliExpress taxadas

Empresas asiáticas como Shopee, AliExpress e Shein são afetadas por essa medida, que tem gerado uma onda de reclamações nas redes sociais, com clientes dizendo que os preços vão aumentar.

Analistas afirmam que é a lei brasileira e deve ser cumprida.

Concorrência desleal

Empresas nacionais têm reclamado de concorrência desleal com produtos muito baratos enviados da Ásia, alegando que essas empresas estariam pagando menos impostos e vendendo em escala maior do que as empresas nacionais.

A entrada de produtos no país sem o pagamento dos devidos impostos é considerada contrabando pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Irregularidades

Empresas estrangeiras negam irregularidades e afirmam que cumprem as leis.

Porém, as empresas estrangeiras não negam que estão vendendo seus produtos a preços muito mais competitivos do que as empresas nacionais.

Isso se deve principalmente ao fato de que essas empresas muitas vezes não estão sujeitas às mesmas obrigações fiscais e trabalhistas que as empresas brasileiras.

Além disso, elas também podem se beneficiar de economias de escala e de custos de produção mais baixos em seus países de origem.

LEIA MAIS: 4 Hidratantes da Natura que substituem perfumes e fazem a cabeça dos homens

Aumentar arrecadação

O governo está buscando maneiras de aumentar a arrecadação de impostos e garantir uma concorrência mais justa no mercado.

A taxação de varejistas internacionais é uma das medidas que estão sendo adotadas para esse fim.

No entanto, como destacado pelos analistas, essa medida deve levar a um aumento nos preços para os consumidores, o que pode gerar insatisfação nas redes sociais.

Se você gostou de saber mais falta de tributação sobre produtos importados, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.