A inveja é um sentimento emergente que surge desde a infância e que inconscientemente molda a vida de uma pessoa para o resto de seus dias se não compreendido. Essa força destrutiva ofusca qualquer relacionamento que infecta em detrimento de seus valores internos e isso ocorre por diversas vezes devido às comparações sociais e de personalidade.
Como lidar com a inveja e o impacto desse sentimento em suas vidas e decisões?
Origem da Inveja
Esse sentimento é considerado um tabu na sociedade. Tabu este, que somado ao fato da inveja ser um dos 7 pecados capitais, faz com que ele não seja discutido tão abertamente quanto deveria.
O que as pessoas desejam varia. Você pode ansiar por fama ou por um trabalho específico. No entanto, devido às circunstâncias, você talvez não possua as habilidades, finanças ou outros recursos necessários para atingir seu objetivo. O resultado disso é que as pessoas se sentem incapacitadas quando querem algo e não conseguem obtê-lo facilmente e desse sentimento surge a inveja.
LEIA MAIS: Amizades verdadeiras; 5 dicas para identificar quem é seu amigo de verdade!
Efeitos da inveja
Abraham Tesser, um psicólogo, estudou os efeitos da inveja. Seus resultados mostraram que as pessoas se sentiam mais infelizes quando invejavam alguém mais próximo, como um vizinho ou membro da família. No entanto, as pessoas se sentiam mais felizes quando invejavam uma celebridade ou alguém que não era parente delas. Isso ocorre porque a causa e os efeitos desse sentimento está mais associado à nossa percepção de justiça e com quem nos identificamos.
Como lidar com a inveja
Agora que você já entende um pouco melhor de como esse sentimento funciona, veja a seguir algumas dicas de como lidar com ele.
- Foque no que você já conquistou: agradeça pelas suas conquistas que assim você saberá gratificar também as conquistas do próximo.
- Diminua as comparações relativas: Evite realizar comparações com seus colegas e busque apenas a melhor versão de si mesmo.
- Afaste-se ou aproxime-se: evitar contato com a pessoa pode ser difícil, mas a distância intencional pode te ajudar. Por outro lado, conviver com alguém que você inveja pode diluir a toxicidade e torná-lo mais humano. Avalie o que funciona melhor para você.
LEIA MAIS: Adeus, inveja! 5 plantas que protegem a sua casa contra o mau-olhado
Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários