Brazil Greece

»

»

Esquecer pode ser uma ótima forma de aprendizado

| Em 05/09/2023 às 13:30

Será por que esquecemos as coisas? A ciência tem respostas intrigantes. Exploraremos como o esquecimento pode ser uma forma surpreendente de aprendizado possível de ser revertido.

O poder do esquecimento

O esquecimento nem sempre é algo ruim. Na verdade, pode ser uma maneira de aprender. Cientistas realizaram experimentos fascinantes com roedores e descobriram que a perda de memória pode ser revertida. Vamos mergulhar nessa descoberta incrível.

Interferência retroativa

Os pesquisadores se concentraram em um fenômeno chamado interferência retroativa. Isso ocorre quando diferentes experiências próximas no tempo podem apagar memórias recém-formadas. Eles estudaram camundongos que foram desafiados a associar objetos a contextos específicos.

Surpreendentemente, os ratos esqueceram essas associações quando experiências concorrentes interferiram. Acompanhando as células cerebrais, os cientistas viram que a estimulação dessas células ajudou a recuperar as memórias aparentemente perdidas.

As memórias são como quebra-cabeças armazenados em nosso cérebro. Quando esquecemos algo, é como se não conseguíssemos encontrar a peça certa para montar o quebra-cabeça.

Mas aqui está a reviravolta: novas experiências relacionadas às memórias esquecidas podem rejuvenescê-las naturalmente. É como dar ao seu cérebro a peça que faltava para completar o quebra-cabeça da memória.

Leia mais: Qual o horário ideal para se exercitar e emagrecer? Estudo revela a reposta

O cérebro inteligente do esquecimento

Por que esquecemos as coisas? A ciência sugere que o cérebro precisa se concentrar no que realmente importa. Ele filtra informações irrelevantes, permitindo que tomemos decisões melhores no mundo real.

Portanto, esquecer faz parte do processo de um cérebro ativo e inteligente, especialmente quando se trata de tomar decisões importantes.

O cérebro não quer que informações novas substituam memórias importantes. Ele cria uma barreira protetora para manter as memórias intactas. Isso garante que o fluxo de informações não atrapalhe nossas percepções atuais ou distorça informações críticas.

O intrincado processo de esquecimento

A memória vem em diferentes formas: sensorial, de curto prazo e de longo prazo.

Esquecer muitas vezes não significa que a informação se perdeu, mas sim que temos dificuldade em acessá-la. Escolher o que lembrar e esquecer depende de muitos fatores pessoais e da importância das experiências.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest