Brazil Greece

»

»

Como pedir um chopp em Portugal? Moradora conta como não errar!

| Em 17/04/2024 às 20:00
Freepik.

Você sabe como pedir um chopp em Portugal? Se vai viajar ou mesmo morar no país, vale a pena aprender as palavras diferentes a usar em restaurantes, bares e outras situações comuns. Afinal, ainda que compartilhemos a língua portuguesa, as variações são distintas e isso inclui alguma confusão na comunicação do dia-a-dia.

Por isso, trouxemos um guia curtinho para te orientar e, assim, não se confundir quando fizer seus pedidos. Vamos lá?

Como pedir um chopp em Portugal?

Antes de tudo, os portugueses não usam a palavra chopp para descrever a cerveja de pressão (embora muitos a conheçam devido ao número de brasileiros vivendo e viajando por lá). Além disso, existem diferenças entre as forma de pedir um “choppinho” no norte e sul de Portugal. E acredite, a depender do estabelecimento, até podem te corrigir caso se confunda nesse pedido. Então, vamos a esse dicionário cervejeiro?

No norte de Portugal, a cerveja de pressão tem nomes diferentes conforme o tamanho do copo. De modo geral, no Porto, Braga, Aveiro e cidades próximas, você vai pedir um chopp em Portugal da seguinte forma:

  • Fino: é o que a gente conhece como tulipa. Muitas ementas, entretanto, trazem a medida do copo, então, caso queira um “fino”, peça o que tem 20cl
  • Príncipe: um pouco maior que o anterior, tem 33cl. O copo é bem parecido, embora mais alto
  • Caneca: como o próprio nome já diz, é a cerveja de pressão servida na caneca larga e com asa. Normalmente, tem 50cl, mas a depender do bar, você consegue pedir até 1 litro!
  • Tulipa: sim, existe o copinho nesse formato, geralmente, com medida entre 20cl e 33cl. Mas, tanto tamanho quanto formato vão depender do “sítio”

Por fim, caso esteja em um bar e veja uma “lambreta” no menu, saiba ser o copo menor que o fino, geralmente, de 15cl. Porém, o formato é mais esguio.

Ok, e se estiver em Lisboa? Tanto na capital quanto em cidades mais ao sul, como na região do Algarve, troque o “fino” pelo “imperial”.

Leia mais: 26 melhores vinhos brasileiros, segundo guia renomado

As medidas também são diferentes

Ah, e você notou que, ao pedir um chopp em Portugal, você não vê medidas em “ml”, mas em “cl”? É que, no país, a medida das bebidas vem em centilitros. Isso vale não apenas para a cerveja, como também refrigerante, água mineral, entre outros copos. Ih, mas como vou saber o tamanho da bebida? Para te ajudar, temos uma tabelinha do site Mixology News que ajuda nessa conversão.

Quais as principais cervejas em Portugal?

Cervejas em Portugal.

Freepik.

Da mesma forma que no Brasil, os portugueses têm suas bebidas preferidas e marcas nacionais da cervejaria. E sim, a difusão delas também varia conforme a região. Inclusive, ao pedir um chopp em Portugal, a cerveja base pode variar bastante.

No norte, por exemplo, o reinado é da Super Bock, a cervejaria mais antiga do país. Nascida na região do Porto, tem desde rótulos pilsener a especiais, passando pela cerveja preta e sem álcool. Há, ainda, os itens comemorativos ou em homenagem a monumentos portugueses. É o caso da Abadia e da 1927.

Já no sul temos a Sagres, cuja sede fica em Vila Franca de Xira. Também uma das mais populares do país, é controlada pela cervejaria Heineken desde 2008. Assim como a Super Bock, tem vários rótulos, como pilsener, frutadas e cremosas.

Além das duas, outras marcas se destacam no país, entre pilsen e artesanais, por exemplo:

  • Maldita, nascida em Aveiro
  • Letra
  • Cergal
  • Nortada
  • Musa

Por fim, os portugueses também consomem cervejas internacionais, como Carlsberg e Heineken, entre outras. Aliás, os preços são bem convidativos, tanto nos bares quanto mercados.

Leia mais: 5 países que te pagam uma boa grana para você morar lá

Além pedir um chopp em Portugal, por que não a sidra?

Ok, estamos falando do país dos vinhos do Porto, Douro, Alentejo e afins. Mas, para quem quer se descontrair ou refrescar num dia quente, outra opção alternativa à cerveja é a sidra. Muito popular nos bares e restaurantes, trata-se de uma bebida fermentada de maçã (ou outras frutas, como as vermelhas).

Você pode tomar tanto as sidras de latinha e garrafa quanto de pressão. O importante é que ela esteja bem geladinha. Entre as marcas mais tradicionais em Portugal, há a Somersby e Bandida do Pomar.

E aí, aprendeu tudo sobre como pedir um chopp em Portugal? Já passou por alguma situação divertida quanto a isso? Compartilhe com a gente!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest