10 sinais de que você tem uma amizade tóxica e ainda não percebeu

Um amigo às vezes pode não ser tão amigo assim.

As amizades têm o poder de nos enriquecer e proporcionar momentos memoráveis. No entanto, é essencial distinguir os laços genuínos daqueles que drenam nossa energia. Nem sempre é fácil, mas ao perceber certos padrões, você pode proteger seu equilíbrio emocional. Confira 10 sinais que indicam uma amizade tóxica!

Ciúmes de outras amizades

Um sinal revelador é o ciúme excessivo em relação aos seus outros amigos. Se seu amigo frequentemente critica suas outras amizades ou tenta te isolar, é hora de reavaliar a relação.

O universo deles é o centro

Preste atenção se a conversa sempre gira em torno deles. Em uma amizade tóxica, qualquer tentativa de diálogo é redirecionada para seus próprios feitos ou problemas.

Drama é constante em uma amizade tóxica

Se você sente que está constantemente no meio de um turbilhão emocional, talvez esteja lidando com alguém que tem uma propensão para o drama e o caos.

Desvalorização constante

A falta de reconhecimento e a tendência de desvalorizar suas conquistas são indícios claros de toxicidade em uma relação.

O diálogo é unilateral em uma amizade tóxica

Em uma relação genuína, os desabafos são recíprocos. Se perceber que sempre está no papel de ouvinte, sem ter espaço para compartilhar, isso é preocupante.

Leia mais: 12 técnicas para resolver qualquer problema na sua vida

Sensação de responsabilidade por eles

Sentir-se constantemente responsável pelo bem-estar emocional do outro é exaustivo. Amigos verdadeiros apoiam-se mutuamente, sem criar dependências.

Estão indisponíveis quando você precisa de ajuda

Se você sempre estende a mão, mas raramente encontra apoio quando precisa, isso sugere um desequilíbrio na relação.

A competição é incessante na amizade tóxica

Comemorar conquistas mútuas é saudável. No entanto, se seu amigo vê suas vitórias como uma ameaça ou motivo para competição, isso é um sinal de alerta.

Desrespeito por limites

Não é porque vocês têm intimidade que os limites não devem ser respeitados. Se alguém constantemente ultrapassa esses limites, é preciso repensar se vale mesmo a pena manter essa amizade tóxica.

Leia mais: 6 sinais de que você se tornou uma pessoa resiliente e ainda não percebeu

Imitação dissimulada

Replicar aspectos da sua personalidade ou tentar usurpar sua identidade, especialmente em ambientes online, não é apenas estranho, mas também alarmante.

A identificação desses sinais é o primeiro passo para proteger sua saúde emocional. Se você reconhecer vários desses comportamentos em uma amizade, pode ser o momento de estabelecer limites ou considerar a possibilidade de se distanciar. Seja gentil consigo mesmo e valorize relações que lhe façam bem.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

você pode gostar também