Brazil Greece

»

»

A maior batalha de todos os tempos que deu origem ao universo

| Em 15/02/2024 às 15:18

Na mitologia grega, a Titanomaquia foi uma guerra que durou dez anos e ocorreu entre os Titãs e os deuses olímpicos. Consistiu em uma série de batalhas travadas na Tessália. O objetivo da guerra era decidir quem governaria o universo – os governantes Titãs ou os novos deuses liderados por Zeus.

A principal descrição da Titanomaquia que foi preservada ao longo dos séculos é encontrada na obra de Hesíodo, conhecida como Teogonia. Embora os poemas de Orfeu também mencionem brevemente a Titanomaquia, diferem da narrativa de Hesíodo.

Quem eram os Titãs?

Os Titãs eram os filhos do deus primordial Urano (personificação do céu) e Gaia (personificação da terra). Conforme mencionado na Teogonia de Hesíodo, inicialmente havia 12 Titãs.

Eles eram conhecidos como os “Titãs da primeira geração”. Os Titãs da primeira geração foram aqueles que lutaram na Titanomaquia contra os deuses olímpicos.

Os Titãs da primeira geração que participaram da Titanomaquia incluem:

  1. Oceano – o pai dos Oceânidas e dos deuses dos rios
  2. Céos – o deus da mente investigativa
  3. Crio – o deus das constelações celestes
  4. Hiperião – o deus da luz celestial
  5. Jápeto – a personificação da mortalidade ou da habilidade técnica
  6. Cronos – o rei dos Titãs e o deus do tempo
  7. Temis – a personificação da lei, justiça e ordem divina
  8. Réia – a deusa da maternidade, fertilidade, facilidade e conforto
  9. Teia – a Titânide da visão
  10. Mnemósine – a Titânide da memória
  11. Febe – a deusa da inteligência profética e da profecia
  12. Tétis – a deusa das águas doces que alimentam a terra

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

Quem era os deuses que participaram da Titanomaquia

Assim como os Titãs, havia 12 deuses olímpicos que se tornaram as divindades dominantes no panteão grego:

  1. Zeus – o deus do céu que se tornou o deus supremo após sua vitória na Titanomaquia
  2. Hera – a deusa do casamento e da família
  3. Atena – a deusa da sabedoria e da estratégia de batalha
  4. Apolo – o deus da luz
  5. Poseidon – deus dos mares
  6. Ares – o deus da guerra
  7. Ártemis – a irmã gêmea de Apolo e deusa da caça
  8. Deméter – a personificação da colheita, fertilidade e cereais
  9. Afrodite – a deusa do amor e da beleza
  10. Dionísio – o deus do vinho
  11. Hermes – o mensageiro dos deuses
  12. Hefesto – o deus do fogo

A lista dos 12 olímpicos pode variar, às vezes substituindo Dionísio por Herácles, Héstia ou Leto.

Leia mais: Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

A Titanomaquia

Cronos, Hiperião, Jápeto, Crio, Céos, Atlas, Menécio e os dois filhos de Jápeto foram as principais figuras que lutaram ao lado dos Titãs. Jápeto e Menécio eram conhecidos por sua ferocidade, mas foi Atlas quem se destacou. No entanto, nem todos os Titãs lutaram na guerra, já que alguns haviam sido alertados sobre seu resultado. Esses Titãs, como Temis e Prometeu, se aliaram a Zeus.

Zeus libertou seus meios-irmãos, os Ciclopes e os Hecatônquiros, que estavam aprisionados por Cronos, e se tornaram seus aliados. Os Ciclopes eram habilidosos artesãos e forjaram o icônico raio de Zeus, uma poderosa tridente para Poseidon e um capacete que tornava Hades invisível. Eles também fabricaram outras armas para os outros deuses olímpicos, enquanto os Hecatônquiros usavam seus muitos braços para arremessar pedras no inimigo.

Enquanto isso, os Titãs também haviam reforçado suas fileiras. Ambos os lados estavam igualmente equipados e a guerra continuou por muitos anos. No entanto, Zeus agora contava com o apoio e orientação de Níke, a deusa da vitória. Com sua ajuda, Zeus atingiu Menécio com um de seus raios mortais, enviando-o diretamente para as profundezas do Tártaro, efetivamente encerrando a guerra.

De acordo com outra versão, quem mudou o curso da guerra foi Hades. Ele usou o capacete que o tornava invisível e infiltrou-se no acampamento dos Titãs no Monte Othrys, onde os Titãs haviam montado sua guarda. Lá, ele destruiu todas as armas e equipamentos deles, tornando impossível para continuarem lutando.

Leia mais: 15 palavras gregas que você usa no seu dia a dia e nem sabia

As consequências da Titanomaquia

Após a guerra, Zeus aprisionou todos os Titãs que lutaram contra ele no Tártaro, o abismo dos tormentos, onde foram guardados pelos terríveis Hecatônquiros. De acordo com algumas fontes, no entanto, Zeus libertou todos os Titãs presos assim que sua posição como governante do universo estava segura.

Todas as Titânides foram libertadas, pois não participaram da guerra, e todos os aliados de Zeus foram generosamente recompensados por seus serviços. No entanto, Atlas recebeu a tarefa de segurar o céu para toda a eternidade como punição.

Após a guerra, os Ciclopes continuaram a trabalhar como artesãos para os deuses olímpicos e tinham forjas no Monte Olimpo e sob os vulcões.

Zeus e seus irmãos, Poseidon e Hades, fizeram um sorteio e dividiram o mundo em domínios separados. A área de Zeus era o céu e o ar e ele se tornou o deus supremo. Poseidon tomou o domínio dos mares e todas as águas, enquanto Hades se tornou o governante do Submundo.

A Terra, no entanto, permaneceu um terreno comum para os outros deuses olímpicos fazerem o que quisessem. Em caso de conflito, os três irmãos (Zeus, Hades e Poseidon) seriam chamados para resolver o problema.

A criação dos humanos e dos animais

Uma vez que Zeus se tornou o deus supremo do universo, ele pediu a Temis e Prometeu para criarem os homens e os animais para habitar a terra. De acordo com algumas fontes, Prometeu criou os homens, enquanto Temis era responsável pela criação dos animais. Como resultado, a Terra, que estava estéril e morta durante a guerra, começou a florescer novamente.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários