Brazil Greece

»

»

Restaurante brasileiro serve vinho pela janela e traz ao país tradição italiana

Restaurante que serve vinho pela janela em São Paulo: uma experiência única inspirada na Itália.
| Em 04/10/2024 às 05:40

Em meio à agitação da cidade de São Paulo, um restaurante peculiar vem chamando a atenção de moradores e turistas. Isso porque ele é um restaurante que serve vinho pela janela. Estamos falando do A Buchette del Vino – Casa Grilo. Localizado na capital paulista, o empreendimento se destaca por oferecer uma experiência gastronômica e cultural inspirada nas tradicionais “Buchettes del Vino” italianas, onde o vinho é servido por uma pequena janela na fachada do estabelecimento. Portanto, confira mais informações a seguir.

Leia mais: Conheça o sucesso do Mickey Paraguaio e veja como ele venceu a Disney

Como surgiu o restaurante que serve vinho pela janela?

A Buchette del Vino – Casa Grilo fica em uma casa tombada como patrimônio histórico no Bixiga, um dos bairros mais tradicionais e com grande influência italiana em São Paulo. O restaurante surgiu em agosto de 2023 e quem o fundou foi Murilo Grilo de Oliveira, arquiteto e diretor artístico, que decidiu transformar sua casa em um ponto de encontro gastronômico.

Além disso, a ideia de servir vinho pela janela surgiu a partir de uma tradição que remonta à época da peste bubônica na Itália. Durante o surto, se usavam pequenas janelas — chamadas de buchettes — para vender vinho de maneira segura, evitando o contato direto entre as pessoas. Então, Oliveira entrou em contato com a Associazione Buchette del Vino, localizada em Florença, e recebeu autorização para criar a primeira Buchette del Vino fora da Itália, trazendo essa prática inusitada para o Brasil​.

Leia mais: Würzburg: a cidade real na Alemanha que você precisa conhecer

O que encontrar no restaurante que serve vinho pela janela?

Restaurante brasileiro serve vinho pela janela e traz ao país tradição italiana.

Além de ser conhecido pela venda de vinhos servidos pela janela, a Casa Grilo oferece um cardápio variado que inclui massas, brusquetas, sobremesas e outros tipos de bebidas. O ambiente é acolhedor e busca criar um espaço de interação entre os visitantes, que podem desfrutar de apresentações artísticas no quintal do estabelecimento. O local também organiza eventos culturais para fortalecer os laços com a comunidade e valorizar a cena artística do bairro.

Além disso, o restaurante rapidamente se tornou um sucesso no bairro e nas redes sociais. No dia de sua inauguração, mais de 300 pessoas formaram fila para experimentar a experiência única de pedir vinho através da pequena janela. Desde então, o local vem atraindo uma clientela diversificada, que inclui desde adolescentes curiosos até idosos de 90 anos que apreciam o conceito inusitado​.

Leia mais: Itália pode ajudar você a encontrar as suas origens genealógicas: veja como

Quanto custa comer na Casa Grilo?

O preço dos pratos e bebidas é acessível para quem deseja ter essa experiência diferenciada. Por exemplo, uma taça de vinho tinto Cabernet Sauvignon custa R$ 18. O cardápio completo oferece uma variedade de opções para diferentes gostos e preferências. Em um ano de atuação, o restaurante já serviu mais de 10.350 taças de vinho, de diferentes origens, como vinhos brasileiros, chilenos, portugueses e italianos. Nos finais de semana, o local chega a receber mais de 200 pessoas, entre visitantes do bairro e turistas​.

Há outros locais com essa experiência?

A Buchette del Vino – Casa Grilo é a primeira e, até o momento, a única buchette oficial fora da Itália, reconhecida pela Associazione Buchette del Vino. Na Itália, as buchettes surgiram em Florença e ainda podem ser encontradas em algumas cidades toscanas, onde a prática foi retomada como uma homenagem às tradições históricas.

Além de Florença, as buchettes também estão presentes em localidades como Siena e Montepulciano, onde a experiência de pedir vinho ou outras bebidas pela janela voltou a fazer parte do cotidiano de alguns estabelecimentos. Essas pequenas janelas oferecem aos visitantes uma oportunidade de reviver a história e degustar bebidas de maneira diferente.

Embora a tradição das buchettes ainda seja mais forte na Itália, algumas cidades ao redor do mundo, como Nova Iorque e Paris, têm começado a adaptar a prática para outros produtos, como cafés e sobremesas. No entanto, nenhuma dessas versões internacionais conta com o reconhecimento oficial da associação italiana.

Leia mais: Anvisa proíbe duas marcas de azeite: veja se você tem na mesa

A experiência de visitar a Buchette del Vino – Casa Grilo

O que realmente diferencia a Casa Grilo é a proposta de criar um ambiente onde o vinho e a comida vêm com interações culturais e experiências visuais. O sommelier do local, conhecido como “sommelier da fofoca”, é responsável por entreter os clientes enquanto eles aguardam na fila, contando histórias sobre a tradição das buchettes e sobre o bairro do Bixiga. Há também a famosa “mãozinha” que serve as taças de vinho pela janela, um elemento que desperta curiosidade e diverte tanto adultos quanto crianças.

O ambiente descontraído e a proposta única de atendimento contribuíram para a popularidade do restaurante. A ideia é oferecer mais do que uma refeição. Na verdade, oferece um espaço onde as pessoas possam se reunir, socializar e desfrutar de momentos agradáveis, em um cenário que mistura história, cultura e gastronomia.

Leia mais: O país da Europa que cabe num estádio de futebol e você não conhecia

Planos para o futuro

Por fim, com o sucesso alcançado no primeiro ano de atuação, Murilo Grilo já pensa em expandir o conceito para outros pontos da cidade de São Paulo e até mesmo para outras capitais brasileiras. Assim, a ideia é levar a tradição das buchettes a um público ainda maior. Dessa forma, mantendo o compromisso com a qualidade e a autenticidade da experiência.

Ah, e para quem deseja visitar o local, é recomendável chegar cedo, especialmente nos finais de semana, quando o movimento é maior.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

Anvisa solicita retirada de marca de água famosa CONTAMINADA dos mercados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por garantir a segurança de produtos e serviços no Brasil, desempenha um papel crucial na fiscalização da qualidade da água engarrafada. Um caso marcante que exemplifica a importância desse...

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Você sabe qual é a real diferença entre as cores dos ovos de galinha?

Poucos alimentos são tão universais quanto os ovos. Eles estão presentes na mesa de milhões de pessoas todos os dias, em receitas que vão do café da manhã simples às preparações mais sofisticadas. Do Brasil à Grécia, passando pela Ásia ou pela América do Norte,...

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

10 técnicas práticas para ser a sua melhor versão após os 60

A velhice já não é sinônimo de restrições. Hoje, homens e mulheres acima dos 60 anos estão redesenhando a forma de viver essa fase, ampliando horizontes e criando novas versões de si mesmos. No Brasil, são mais de 32 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que...

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A série “proibida” da Netflix que revive os últimos dias dos czares

A Netflix costuma surpreender ao esconder produções históricas em meio a seu extenso catálogo. Entre elas, uma minissérie lançada em 2019 segue chamando atenção por misturar rigor documental, drama encenado e conteúdo adulto que lhe rendeu a fama de “uma das séries...

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Por que não havia prisões na Grécia Antiga?

Quando se fala em justiça, é quase automático pensar em tribunais, advogados e, claro, prisões. No entanto, para os gregos da Antiguidade, a ideia de manter alguém encarcerado por longos períodos simplesmente não fazia parte da realidade. Havia espaços para manter...

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Bombom clássico do Brasil ganha versão em sorvete e vai te surpreender

Um dos bombons mais conhecidos do Brasil acaba de ganhar uma nova versão que promete chamar atenção nas prateleiras de sorvetes. O Chokito, lançado originalmente nos anos 1970 e famoso por sua mistura de chocolate, flocos de arroz e recheio cremoso, agora está...

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Nova IA permite que você converse com filósofos da Grécia Antiga

Um projeto desenvolvido na Universidade Carolina, na República Tcheca, vem chamando atenção ao criar programas de inteligência artificial que simulam a forma de pensar de filósofos como Sócrates, Rousseau ou Hannah Arendt. A proposta é ensinar a máquina com textos e...

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Cidade considerada a Londres brasileira chama atenção de turistas

Quando se fala em “Londres brasileira”, muitos podem se surpreender ao descobrir que o título pertence a Londrina, cidade localizada no norte do Paraná. Fundada em 1934, a cidade recebeu forte influência inglesa em sua origem, o que explica tanto o apelido quanto...

0 comentários