Brazil Greece

»

»

Conheça o rio sagrado do Hinduísmo e a crença da deusa mãe

| Em 18/11/2023 às 16:00

O Ganges é o rio mais sagrado para os hindus, adorado como a deusa Ganga no hinduísmo. Flui por pouco mais de 2.600 quilômetros no norte da Índia, sendo mais do que um simples rio. Para os hindus, é a própria Deusa Mãe Ganga e um foco de devoção religiosa para dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Conheça a deusa mãe Ganga

Os hindus reverenciam Ganga como a deusa da purificação e do perdão. Eles a conhecem por muitos nomes e frequentemente a representam como uma mulher justa e bonita, montada em uma criatura divina semelhante a um crocodilo chamada makara.

Qual a localização do rio Ganges?

O rio Ganges tem origem no oeste do Himalaia, fluindo pelo norte da Índia até Bangladesh, onde deságua no Golfo de Bengala. Quase 80% da bacia do rio Ganges está na Índia, enquanto o restante está no Nepal, China e Bangladesh.

Os hindus se banham na esperança de lavar seus pecados. Embora o Ganges seja o rio mais sagrado, o hinduísmo reconhece outros rios sagrados, como o Yamuna, o mítico Saraswati, Sindhu, Narmada, Godavari, Krishna e Kaveri.

Leia também: Conheça o incrível festival do Hinduísmo que é comparável ao Natal

Conheça a crença no rio sagrado do Hinduísmo

A crença hindu afirma que banhar-se no rio em ocasiões específicas resulta no perdão de transgressões e auxilia na busca da salvação. Muitas pessoas acreditam que podem alcançar isso ao se banhar no Ganges a qualquer momento. Os hindus também acreditam que a vida é incompleta sem um banho no Ganges pelo menos uma vez durante a vida.

Pessoas de lugares distantes viajam para imergir as cinzas de seus parentes nas águas do Ganges; essa imersão também é acreditada em enviar os falecidos para Moksha, encerrando o ciclo de reencarnação. Elas carregam água sagrada do Ganges, selada em potes de cobre, após realizar a peregrinação a Kashi.

A relação do rio com as almas dos mortos

Acredita-se que beber água do Ganges com o último suspiro levará a alma ao paraíso. A maioria das famílias hindus mantém uma ampola de água do Ganges em cada casa. Isso é feito porque é auspicioso ter água do Sagrado Ganges em casa, e também, se alguém está morrendo, essa pessoa poderá beber sua água. Muitos hindus acreditam que a água do Ganges pode purificar a alma de todas as transgressões passadas e também curar os doentes.

A Conexão divina: Ganges e Lord Vishnu

As antigas escrituras destacam que a água do Ganges carrega as bênçãos dos pés do Senhor Vishnu, conferindo à Mãe Ganges o título de Vishnupadi, que significa “Emanando dos pés de lótus do Supremo Senhor Sri Vishnu”.

Afinal, o Ganges não é apenas um rio na Índia; é uma fonte viva de espiritualidade, rituais sagrados e crenças profundamente enraizadas que continuam a moldar a vida dos hindus ao longo dos séculos. Se você acredita em Hinduísmo, agora sabe que pelo menos uma vez tem que viajar para o rio Ganges.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários