Conheça o rio sagrado do Hinduísmo e a crença da deusa mãe

A devoção ao rio Ganges transcende mitos, refletindo a crença hindu na purificação espiritual. Conheça a sacralidade desse curso d'água.

O Ganges é o rio mais sagrado para os hindus, adorado como a deusa Ganga no hinduísmo. Flui por pouco mais de 2.600 quilômetros no norte da Índia, sendo mais do que um simples rio. Para os hindus, é a própria Deusa Mãe Ganga e um foco de devoção religiosa para dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Conheça a deusa mãe Ganga

Os hindus reverenciam Ganga como a deusa da purificação e do perdão. Eles a conhecem por muitos nomes e frequentemente a representam como uma mulher justa e bonita, montada em uma criatura divina semelhante a um crocodilo chamada makara.

Qual a localização do rio Ganges?

O rio Ganges tem origem no oeste do Himalaia, fluindo pelo norte da Índia até Bangladesh, onde deságua no Golfo de Bengala. Quase 80% da bacia do rio Ganges está na Índia, enquanto o restante está no Nepal, China e Bangladesh.

Os hindus se banham na esperança de lavar seus pecados. Embora o Ganges seja o rio mais sagrado, o hinduísmo reconhece outros rios sagrados, como o Yamuna, o mítico Saraswati, Sindhu, Narmada, Godavari, Krishna e Kaveri.

Leia também: Conheça o incrível festival do Hinduísmo que é comparável ao Natal

Conheça a crença no rio sagrado do Hinduísmo

A crença hindu afirma que banhar-se no rio em ocasiões específicas resulta no perdão de transgressões e auxilia na busca da salvação. Muitas pessoas acreditam que podem alcançar isso ao se banhar no Ganges a qualquer momento. Os hindus também acreditam que a vida é incompleta sem um banho no Ganges pelo menos uma vez durante a vida.

Pessoas de lugares distantes viajam para imergir as cinzas de seus parentes nas águas do Ganges; essa imersão também é acreditada em enviar os falecidos para Moksha, encerrando o ciclo de reencarnação. Elas carregam água sagrada do Ganges, selada em potes de cobre, após realizar a peregrinação a Kashi.

A relação do rio com as almas dos mortos

Acredita-se que beber água do Ganges com o último suspiro levará a alma ao paraíso. A maioria das famílias hindus mantém uma ampola de água do Ganges em cada casa. Isso é feito porque é auspicioso ter água do Sagrado Ganges em casa, e também, se alguém está morrendo, essa pessoa poderá beber sua água. Muitos hindus acreditam que a água do Ganges pode purificar a alma de todas as transgressões passadas e também curar os doentes.

A Conexão divina: Ganges e Lord Vishnu

As antigas escrituras destacam que a água do Ganges carrega as bênçãos dos pés do Senhor Vishnu, conferindo à Mãe Ganges o título de Vishnupadi, que significa “Emanando dos pés de lótus do Supremo Senhor Sri Vishnu”.

Afinal, o Ganges não é apenas um rio na Índia; é uma fonte viva de espiritualidade, rituais sagrados e crenças profundamente enraizadas que continuam a moldar a vida dos hindus ao longo dos séculos. Se você acredita em Hinduísmo, agora sabe que pelo menos uma vez tem que viajar para o rio Ganges.

você pode gostar também