Negar participar do censo dá MULTA? Essa você nem imaginava; confira

A recusa em receber o recenseador pode causar ao cidadão um alto valor de sanção.

Todas as pesquisas desenvolvidas em território brasileiro, por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), têm o intuito de ajudar a entender diversos aspectos do país para identificar a necessidade de elaboração de políticas públicas.

Porém, nem sempre as pessoas entendem a importância da participação e algumas multas são aplicadas. Saiba mais sobre as consequências em negar participação no censo.

Multas relacionadas a não participação no censo

A participação nas entrevistas realizadas pelo censo é de extrema importância para os brasileiros que se ausentam desse compromisso, existem algumas penalidades.

O Censo tem como principal objetivo apontar as respostas para alguns problemas, pois através das respostas é possível entender como está a vida dos brasileiros. E a partir disso desenvolver novas estratégias de governo.

Sem as informações completas da população, os programas não podem atender a todos que necessitam.

Além disso, a pesquisa realizada pelo IBGE acontece periodicamente com intervalo entre os anos para acompanhar a melhora ou piora dos aspectos sociais.

Todas as perguntas são realizadas de forma rápida para otimizar o tempo do entrevistado e do próprio recenseador.

LEIA MAIS: Vai pegar estrada? Fique atento, pois a lei do farol mudou; confira e evite MULTA

Em caso de recusa, o que acontecerá?

Existem consequências em negar participação no censo. No estado do Espírito Santo, por exemplo, caso a pessoa não receba o recenseador poderá pagar uma multa de até R$ 27,5 mil.

Esse valor corresponde a aproximadamente dez salários mínimos e se o cidadão repetir o fato, ele poderá pagar o dobro. Quem compartilhou essa confirmação foi Max Fraga, representante do IBGE no Espírito Santo.

No estado, o número de não participantes corresponde a 3,4%. Sendo esse número resultado da ausência do residente ou recusa em responder o censo. Grande parte das abstenções ocorre entre os moradores de Linhares e Vitória.

Sobre esse fato, Fraga destaca a importância da participação de todos e para isso pede colaboração dos responsáveis pelos prédios.

Isso porque, as duas cidades citadas apresentam grande número de casas e prédios de segurança privada, o que torna o contato ainda mais difícil.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais