Esses são os motivos podem te fazer ter o seu CPF CANCELADO – Confira!

Descubra os motivos que podem levar ao cancelamento do CPF

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) se constitui por 11 números e possui a funcionalidade de ser um registro de identificação. É um documento cuja emissão ocorre pela Receita Federal e ele te representará ao longo de sua vida. Além disso, sua alteração só é possível por motivos judiciais. Portanto, veja abaixo o que acontece com um CPF cancelado e quais motivos levam a isso.

Do que se trata um CPF cancelado

Ter o CPF cancelado significa que o cadastro da pessoa física apresenta alguma irregularidade. Geralmente, aparece na base de dados do governo com diversos cadastros ou ocorre algum problema de registro que leva à extinção do documento.

No entanto, existem algumas situações onde não ocorre exatamente o cancelamento do CPF, mas o deixa com o status de pendente ou irregular. Por isso, você confere abaixo os dois tipos de situações:

  • Irregularidade com a Receita Federal: Essa situação não causa o cancelamento do CPF. Porém, o torna irregular devido a inconsistências ou ausência de dados.
  • Cadastros repetidos: Caso existam duas pessoas com o mesmo CPF, ambos são cancelados. Pois, o CPF existe justamente para ser um registro de identificação. Então, a repetição da numeração exata do documento faz com que o mesmo perca a sua funcionalidade.
  • Morte do titular: Com o falecimento do titular, o documento é bloqueado assim que os dados são inseridos na Receita Federal. Consequentemente, deve ocorrer o cancelamento do documento e a situação cadastral do CPF será “Titular Falecido”.
  • Inconsistência de dados: Se houver a comprovação de informações equivocadas, o documento será bloqueado e o responsável pode responder judicialmente.

LEIA MAIS: Profissão Oferece Salários Que Passam De R$ 30.000 – Veja Os Seus Requisitos!

O que acontece com o cancelamento do CPF

Se ocorrer o cancelamento ou a anulação do CPF por decisão judicial, não há o que fazer. Afinal, infelizmente não é possível recuperar esse número de documento.

Porém, se a situação for pendente de regularização, a pessoa deve atualizar a situação fiscal. Ou seja, enviar as declarações de imposto de renda faltantes para a Receita Federal.

LEIA MAIS: Quer Mais Limite? 3 Opções De Cartões De Crédito Com Limite De Até R$ 20.000!

Quais consequências de um CPF irregular ou pendente

Manter seu CPF regular é importante para exercer a sua cidadania, além de te permitir realizar alguns procedimentos como:

  • Abrir empresa;
  • Financiar imóveis;
  • Emitir passaporte;
  • Solicitar crédito;
  • Inscrever-se em concursos públicos;
  • Receber aposentadoria;
  • Entre outros.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Não deixe de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecionar a opção ✩ Seguir.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais