A máquina de lavar se tornou indispensável em nossos lares, mas, mesmo sendo robusta, ela tem suas vulnerabilidades. Conheça os itens que podem danificar seu aparelho e como prevenir possíveis problemas.
1. Roupas delicadas:
Peças como lingerie e tecidos finos, como seda, têm fibras delicadas que podem se desgastar rapidamente em ciclos intensos. O couro pode encolher e perder sua forma natural. Utilize saquinhos protetores e selecione ciclos suaves para garantir a durabilidade desses itens.
2. Objetos esquecidos:
Moedas, chaves ou qualquer metal pequeno são ameaças silenciosas. Além de danificar o tambor, podem causar entupimentos ou até mesmo quebrar o vidro de máquinas frontais. Desenvolva o hábito de sempre checar os bolsos antes de iniciar uma lavagem.
Leia mais: Como usar papel alumínio para salvar suas panelas e frigideiras queimadas?
3. Peças impermeáveis:
A resistência à água dessas peças pode fazer com que retenham líquidos, gerando desequilíbrio durante a centrifugação. Se precisar lavá-las, utilize ciclos específicos ou leve a uma lavanderia profissional.
4. Tapetes feitos de borracha:
Por serem pesados e frequentemente terem superfícies antiderrapantes, estes tapetes podem prejudicar o funcionamento da máquina e ainda não serem limpos adequadamente. O ideal é lavá-los manualmente.
5. Dispositivos eletrônicos:
Esta parece uma dica básica e até mesmo óbvia, mas acidentes acontecem. Eletrônicos na máquina são sinônimos de prejuízo certo. Sempre verifique todos os compartimentos das roupas.
Leia mais: Esta é a frequência com a qual deve lavar suas toalhas: você faz certo?
Cuidados essenciais com sua máquina
É essencial manter uma rotina de cuidados com sua máquina de lavar para garantir sua eficiência e durabilidade. A cada mês, faça uma lavagem com a máquina vazia, utilizando água quente combinada com um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio; isso ajudará a remover resíduos e neutralizar odores indesejados.
As mangueiras, com o passar do tempo, estão sujeitas a desgastes. Por isso, é aconselhável verificar regularmente se apresentam fissuras e considerar a substituição a cada cinco anos.
Além disso, sempre respeite a capacidade da sua lavadora; sobrecarregá-la pode danificar o motor e acelerar seu desgaste. E não menos importante, use a quantidade adequada de sabão. O excesso não só pode deixar resíduos nas suas roupas como também comprometer o funcionamento da máquina, afetando a eficácia da lavagem.
Tratando sua máquina de lavar com carinho e atenção, ela retribuirá com um ótimo desempenho e durabilidade. E suas roupas? Sempre frescas e bem cuidadas!
Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!
0 comentários