Você nem imagina qual é a origem da palavra ‘saudade’ – descubra aqui

Saudade é um sentimento muito sentido pelas pessoas. Mas, você sabe qual a origem da palavra?

A palavra saudade é uma das mais utilizadas pelas pessoas. Isso porque é um sentimento muito recorrente e, às vezes, até mesmo bonito, carregado de muita emoção. Mas o que você talvez não saiba é de onde vem essa palavra. Por isso, descubra a seguir a sua origem.

O sentimento de saudade

A saudade surge quando somos separados de algo ou alguém que valorizamos e desejamos ter de volta. Ela pode surgir quando estamos distantes de entes queridos, quando deixamos um lugar que nos é familiar ou mesmo quando sentimos falta de uma época que já se foi.

Ela também pode ser uma forma de conexão. Quando sentimos saudade de alguém, estamos reconhecendo o impacto que essa pessoa teve em nossas vidas e a importância que ela ainda possui. Portanto, ela também pode servir como uma forma de nos aproximar, de certa forma, daquilo que nos é caro, pois mantém viva a lembrança e a presença do que já foi.

LEIA MAIS: Palavras que muita gente fala ou escreve do jeito errado

A origem da palavra

A palavra tem origem no latim “solitatem”, que significa solidão, isolamento. Ao longo dos séculos, essa palavra passou por transformações e evoluiu para o termo “saudade” na língua portuguesa.

Acredita-se que a expressão surgiu durante o período das Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI, quando os navegadores portugueses partiram em expedições marítimas para explorar novas terras e estabelecer colônias. Essas viagens eram longas e perigosas, com poucas chances de retorno aos seus lares e entes queridos.

Portanto, a palavra passou a ser usada nesse contexto para expressar o sentimento de profunda falta e nostalgia que os navegadores experimentavam em relação às suas famílias, amigos e ao seu país de origem. E assim tornou-se um sentimento característico dos marinheiros que enfrentaram a solidão e ficaram durante suas jornadas pelo mar.

Mas, assim como no Brasil, em diferentes idiomas e culturas ao redor do mundo, existem palavras e conceitos que expressam sentimentos semelhantes à saudade. Embora as palavras possam variar, a experiência emocional da falta e da nostalgia é universal.

Gostou de descobrir qual é a origem da palavra saudade? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também