Curiosidades

Existe um lugar que é o paraíso das saunas! Consegue adivinhar qual é?

Existe um lugar que é o paraíso das saunas! Consegue adivinhar qual é?
By     -   On

Você gosta de sauna? Então, precisa ir para a Finlândia! Por algum motivo (talvez, até o frio), considera-se o paraíso das saunas, tanto úmidas quanto secas. Por isso, a terra do Papai Noel acabou se tornando uma referência mundial no assunto.

Só para ilustrar, estima-se que haja 3,3 milhões de saunas em todo o país que, por sua vez, tem 5,3 milhões de habitantes. Ou seja, tem praticamente uma sauna para cada pessoa. E as estruturas não estão presentes apenas nas residências. 

As empresas também as disponibilizam para funcionários com o objetivo de proporcionar relaxamento. Vem saber mais sobre isso! 

Por que a Finlândia é o país das saunas?

Existe um ditado na Finlândia que diz assim: construa primeiro a sauna, depois a casa. Isso é só para você ter uma ideia sobre o tamanho da tradição por lá!

Inicialmente, a gente pensa que o gosto pelas saunas é apenas para relaxar e purificar o corpo, mas vai bem, além disso. 

Para começar, a palavra “sauna” é finlandesa e acabou se incorporando em todas as línguas. Embora não se saiba, exatamente, de onde vem a tradição, os registros dão conta de que a prática exista desde o período Neolítico, ou seja, por volta de 7 mil a.C.! 

Além disso, em um período no qual o país ainda era bastante rural, as saunas eram os únicos lugares limpos e aquecidos.

Por isso, mulheres davam à luz nelas e, por outro lado, usavam-se os espaços para lavar os corpos dos recém-falecidos.

Desde então, as saunas na Finlândia são encaradas como espaços de cura, relaxamento e, imagine só, fechamento de negócios! Porém, quando usadas para fins de descanso, as pessoas ficam mesmo em silêncio. 

LEIA MAIS: O povo mais feliz do mundo revela três hábitos que os tornam diferentes de nós

Onde tem saunas na Finlândia?

Então, vimos que praticamente toda casa tem uma sauna na Finlândia. Da mesma forma, as empresas também as constroem para que os funcionários descansem. Porém, a estrutura seria inegavelmente usada para fins turísticos. 

Deste modo, há saunas espalhadas por diversos lugares, tanto para uso individual quanto coletivo. Em alguns casos, são apenas pequenas cabanas no meio do lago que recebem os interessados em se aquecer e relaxar.

E é interessante como há diferentes formas de uso conforme a estação do ano. No verão, por exemplo, os finlandeses vão para chalés na floresta praticamente todos os dias, terminando a imersão com um banho no lago.

Já no inverno, é bastante comum que a pessoa intercale o vapor da sauna com um banho gelado no mar ou simplesmente rolar na neve (até já foram feitas reportagens sobre isso). Porém, há uma característica bem interessante em relação às saunas na Finlândia.

Os espaços são construídos de forma bem simples, sem cheiros artificiais e músicas. Ou seja, é para o relaxamento e concentração mesmo!

A temperatura interna fica em torno dos 80 °C, logo, é fundamental que a pessoa se hidrate bem antes e depois. E é terminantemente proibido consumir bebidas alcoólicas. 

Por outro lado, alguns estabelecimentos permitem comer em seu interior ou consumir outros tipos de bebidas.

Voltando à questão do aquecimento, as saunas mais tradicionais da Finlândia são a lenha, embora também haja as elétricas). Isso faz com que fumacinhas bem convidativas apareçam no meio da floresta. 

Para aumentar a umidade interna, normalmente são colocadas cestinhas com pedras perto da fornalha. Daí, é só jogar água nelas.  

E as saunas fazem bem?

A princípio, frequentar as saunas regularmente traz benefícios para o sistema imunológico e circulatório.

Consequentemente, ajuda a prevenir contra doenças cardíacas, gripes e resfriados. Além disso, reduz os níveis do cortisol e demais hormônios do estresse, ao mesmo tempo que aumenta aqueles ligados ao bem-estar. 

Também nas saunas da Finlândia, as pessoas costumam dar leves batidinhas com uma planta chamada vihta durante o banho. Segundo a sabedoria popular, a prática intensifica a circulação e impulsiona a liberação de toxinas. 

E você, gosta de saunas? Tem vontade de frequentar as tão famosas saunas da Finlândia? Se quer mais dicas de viagem, confira outros artigos aqui no site Brazil Greece

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.