Brazil Greece

»

»

Afinal, o corante detector de xixi nas piscinas existe mesmo?

| Em 06/10/2023 às 14:00

No imaginário coletivo, todos já ouviram falar do tão comentado “corante de xixi” em piscinas. É uma dessas histórias que são passadas de boca a boca, geralmente acompanhada por um misto de fascinação e apreensão.

Quem não se recorda das advertências na infância, alertando que urinar na piscina faria com que um misterioso corante revelasse tudo? Esse mito já fez com que muitos segurassem a respiração e contivessem suas necessidades, com medo de serem expostos.

Entretanto, hoje, vamos desvendar a verdade por trás desse mito que nos intrigou por tanto tempo. Esteja preparado para uma revelação surpreendente: o “corante de xixi” em piscinas é, na realidade, apenas uma narrativa popular, uma história que se perpetuou e nos fez conter nossas vontades em vão.

A lenda do “corante de xixi”

A lenda do “corante detector de xixi” é uma história que transcende gerações e fronteiras culturais. Quem nunca ouviu falar desse suposto produto químico que, supostamente, transformaria a água da piscina em um caleidoscópio de cores quando em contato com a urina, revelando o “culpado aquático”?

Por mais que essa ideia tenha sido propagada como um meio de manter um mínimo de higiene nas piscinas públicas, a verdade é que esse corante nunca passou de uma invenção da imaginação coletiva.

Leia mais: Será que você sabe qual é a diferença entre Mar e Oceano?

Por que esse corante não existe?

Se tal substância mágica realmente existisse, é justo questionar: quantas piscinas já teriam se tornado verdadeiros espetáculos cromáticos? Especialmente aquelas frequentadas por crianças, onde a suposta “mágica colorida” seria mais frequente.

No entanto, o mito persiste, e conforme a National Swimming Pool Foundation, uma organização americana dedicada à saúde e segurança aquática, o “corante detector de xixi” é considerado o mito mais disseminado em relação a piscinas de todos os tempos.

A pergunta inevitável é: por que, afinal, nunca foi desenvolvido esse corante? A resposta envolve uma série de desafios químicos e até mesmo comportamentais.

Afinal, se houvesse um corante que reagisse exclusivamente à urina, sem afetar outras substâncias presentes na água da piscina, seria fácil imaginar crianças travessas fazendo xixi de propósito apenas para desencadear o espetáculo de cores.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: higiene

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários