Detran libera emplacamento via internet: veja como funciona

A iniciativa surge como uma estratégia para diminuir o tempo de espera para registrar um veículo 0km.

Os trâmites do Detran podem ser bastante lentos e complexos, isso dado o volume enorme de brasileiros, em todos os estados, que precisam documentar seus veículos. Há tempos se discute formas de deixar o processo mais fácil e, aparentemente, agora pode ser! Isso porque o Detran lançou site para emplacamento digital que vai facilitar a vida de muita gente.

Quem pode emplacar o carro de casa?

Funcionários públicos do Detran perceberam que existe uma demora considerável entre a compra de um veículo e o seu registro, o emplacamento. Por muito tempo, esse momento foi sinônimo de muito trabalho, mas agora tudo começou a mudar. Isso porque o Governo do Maranhão anunciou uma proposta ousada e inédita: o emplacamento via internet.

Para isso, é preciso acessar o novo site do Detran e entrar com a documentação necessária para conseguir fazer todo o emplacamento direto de casa. Além disso, outra boa notícia é que assim se diminui de forma considerável o tempo de espera para receber o veículo com sua devida data e local de origem.

Aqui, a expectativa é de que o grande volume de demanda do Detran possa baixar, já que todo o processo se tornaria autônomo. Apesar de ser uma notícia inédita e que teve boa recepção, é importante mencionar que se trata de uma iniciativa exclusiva do estado do Maranhão. Portanto, pessoas dos outros estados terão que esperar por iniciativa semelhante.

Leia mais: O que você deveria colocar na água do limpador do para-brisa?

Como fazer o registro de um carro de casa?

À primeira vista, pode ser que pareça estranho o registro direto pela tela do computador, mas esse apresentou muito pontual à era em que estamos vivendo. No caso, tudo o que você precisa fazer é, após comprar o carro, logo em seguida trabalhar com as diretrizes do programa. A seguir, veja quais são:

  • Entre no site do Detran;
  • Utilize a nota fiscal e logo em seguida faça a validação da sua biometria direto pelo site;
  • Faça você mesmo a escolha das placas disponíveis, bem como o número disponível;
  • Então, pague as taxas que o sistema irá solicitar e;
  • Espere até que a placa seja instalada. Só então, você irá receber uma confirmação via SMS ou pelo e-mail quanto a esse processo.
você pode gostar também