Brazil Greece

»

»

Deu ruim? 4 presentes de Natal que dão azar, segundo crenças pelo mundo

Qual deles você já deu a alguém?
| Em 16/12/2024 às 07:00
Nem todo presente de Natal pode ser uma escolha perfeita. Foto: Freepik.

O Natal é uma época de celebração, troca de presentes e união familiar. Porém, você sabia que, em diversas culturas ao redor do mundo, existem crenças que associam certos presentes a uma possível atração de pobreza? Mesmo que nem todos acreditem nesse tipo de tradição, ou superstição, há quem leve isso muito a sério. Por isso, aqui listamos os presentes de Natal que podem trazer “azar” pelo mundo, de acordo com crenças populares. Pelo sim, pelo não, talvez seja melhor evitá-los nesta data.

Leia mais: 12 mercados de Natal mais baratos e incríveis da Europa, segundo um europeu

Presentes que podem trazer azar, segundo crenças pelo mundo

1. Facas

Em alguns países, como no Brasil e na Espanha, presentear alguém com facas é visto como um gesto de má sorte. Mas, por quê? A crença vem do fato de que usamos as facas para cortar algo. Assim, dar esse objeto de presente significa que o presenteado terá sua amizade ou relacionamento cortado, simbolizando uma separação ou ruptura. Porém, se te presentearem com uma faca, nem tudo está perdido, basta oferecer uma pequena quantia em troca, simbolizando uma compra e neutralizando o possível azar.

Leia mais: 11 lugares em que você jamais deveria usar seu celular

2. Relógios

Além das facas, um outro objeto que muitos associam ao azar no Natal é o relógio. Essa crença é comum em algumas culturas asiáticas, como a chinesa e a vietnamita. Isso ocorre porque a pronúncia da palavra “relógio” em chinês se assemelha à pronúncia da palavra “morte”. Portanto, dar um relógio de presente pode ser interpretado como um desejo de morte ou uma contagem regressiva para o fim da vida.

3. Sapatos

Pelo menos, não é tão fácil presentear alguém com sapatos, não é mesmo? Nem sempre sabemos o número e o gosto da pessoa. Mas, além disso, em algumas partes da América Latina, presentear alguém com esses itens pode ser considerado um gesto de má sorte. Isso porque acredita-se que ao dar esses objetos de presente, a pessoa que os recebe ficará “presa” ou “amarrada” ao relacionamento com o doador.

Depois dessa, você pode estar pensando então em dar um sapato de presente ao seu amor, né? Porém, isso pode ser interpretado como uma forma de aprisionamento ou falta de liberdade. E se você for quem recebeu o sapato de presente? Sem desespero, de acordo com a crença, para evitar o azar, basta, ao receber o sapato de presente, oferecer uma pequena quantia em troca, simbolizando uma compra e quebrando o possível “feitiço” da má sorte.

Leia mais: Chester, Peru, ou Tender: qual é o melhor para sua Ceia de Natal?

4. Livros

Você deve estar pensando: como assim, até os livros? Bem, embora eles sejam uma ótima maneira de educar, em algumas culturas europeias, presentear alguém com esses objetos pode ser visto como um gesto de má sorte. Por quê? Bem, a crença diz que dar um livro de presente causa má sorte amorosa à pessoa que o recebe.

Porém, essa crença pode estar relacionada à ideia de que o conhecimento e a educação podem afastar a pessoa de encontrar um parceiro amoroso. No entanto, é importante ressaltar que ela está cada vez mais em desuso e a maioria das pessoas não acredita mais nessa superstição.

Por fim, é importante lembrar que essas crenças são apenas superstições e não têm uma base científica. No entanto, respeitar as tradições e crenças de diferentes culturas é uma forma de demonstrar empatia e consideração pelo próximo. Portanto, ao escolher presentes de Natal, é sempre bom estar ciente das possíveis crenças associadas a eles e agir de acordo com a cultura e os costumes locais.

E aí, agora você irá repensar na escolha dos presentes de Natal?

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários