Dicas

4 dicas para lidar com pessoas tóxicas e não deixar que abalem sua energia

4 dicas para lidar com pessoas tóxicas e não deixar que abalem sua energia
By     -   On

Todos os dias, interagimos em diversos círculos sociais, seja no ambiente familiar, acadêmico ou profissional. Infelizmente, é comum encontrar pessoas tóxicas nessas esferas, o que pode resultar em situações desagradáveis e desconfortáveis. Para ajudá-lo a lidar com essas pessoas, confira as dicas do terapeuta familiar e colunista do site Psychology Today, Jason Whiting..

4 formas de lidar com pessoas tóxicas

Não ceda à pressão por resposta

Pessoas tóxicas tem a tendência de pressionar todos para uma resposta instantânea a alguma solicitação ou conselho. Geralmente as pessoas cedem, pois já estão envolvidas demais no drama abusivo, porém a melhor técnica de enfrentamento é adiar a resposta de uma maneira delicada e pouco combativa. Aos poucos, a pessoa percebe que ela não tem tanto poder de influência sobre você.

Ao invés de atender às necessidades da pessoa de imediato, use o tempo extra para refletir se realmente deseja concordar com o que está sendo pedido, checar a sua agenda ou o que mais você precisar fazer.

Usar frases como ‘’não posso responder agora, então já que não consigo lhe ajudar nesse momento, é melhor já dizer que não’’ também é uma ótima pedida, caso você não queira adiar uma resposta.

LEIA MAIS: Você pode estar com um sociopata e nem imagina: veja os 4 maiores sinais! 

Defina sua política

Empresas costumam publicar seus valores e suas políticas como uma maneira de afirmar o seu compromisso social e se posicionar perante à sociedade. Você pode estabelecer políticas também, e isso deve ser lembrado pela pessoa. Dessa forma, sempre defina regras quando a pessoa tóxica quiser lhe impor algo. Assim, você pode dizer: ‘’isso vai contra a minha política’’. As chances da pessoa levar isso para o pessoal são mínimas, e você conseguirá estabelecer limites.

Pense antes de aceitar demandas

Lidar com dramas, calúnias ou tratamento de silêncio de pessoas abusadoras é algo que nem sempre temos energia para fazer — e isso pode nos influenciar a aceitar todos os comportamentos de forma passiva. Por mais difícil que seja, é preciso avaliar se aquela pessoa realmente precisa ou merece a sua intervenção, afinal, pessoas tóxicas tem a tendência de acreditar que todos são responsáveis pelo bem-estar dela.

LEIA MAIS: Por que as pessoas têm inveja e como lidar com ela? Dicas que irão te ajudar!

Se projete em um amigo

Whiting oferece uma última dica valiosa: imagine que um amigo próximo é a vítima de uma pessoa tóxica e descreve para você as situações que está enfrentando. Pergunte a si mesmo. “Que conselho eu daria a esse amigo?” Ao adotar essa perspectiva, você pode se tornar mais objetivo e tomar decisões mais acertadas, já que é mais fácil analisar a situação de forma imparcial quando não estamos diretamente envolvidos.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.