Brazil Greece

»

»

Veja como uma tartaruga gigante salvou a sua espécie que estava em extinção

| Em 28/07/2023 às 20:00

Chelonoidis hoodensis é uma espécie de tartaruga gigante que habita a Isla Española, também conhecida como ilha Hood, nas Ilhas Galápagos. Essas tartarugas são notáveis por sua longevidade e tamanho impressionante, sendo uma das maiores espécies de tartarugas terrestres do mundo. Adultos podem atingir tamanhos superiores a 1,2 metros de comprimento e pesar até 250 kg.

Caracterizadas por seus cascos robustos e elevados, as tartarugas Chelonoidis hoodensis apresentam coloração que varia entre cinza e marrom, ajudando-as a se camuflar no ambiente árido da ilha. Sua dieta é predominantemente herbívora, alimentando-se de diversos tipos de vegetação que conseguem encontrar em seu habitat insular.

A história dessa espécie é notável, pois em determinado momento enfrentou sérios desafios relacionados à conservação. A introdução de animais invasores, como cabras e ratos, resultou em uma redução drástica da vegetação nativa, afetando diretamente a sobrevivência das tartarugas e de outras espécies endêmicas da ilha. Felizmente, pessoas têm implementado esforços para proteger essas incríveis criaturas e restaurar o equilíbrio ecológico de seu ecossistema.

A história incrível do Diego que salvou a sua espécie

Um exemplar de tartaruga gigante chamado Diego, que vive na Isla Española de Galápagos, embora tenha mais de 100 anos, continua procriando plenamente, apesar de enfrentar um “harém” composto por seis fêmeas tartarugas.

A “eterna” tartaruga-gigante contribuiu até o momento para o nascimento de 800 filhotes de tartaruga, o que representa 40% da população total desses enormes répteis que habitam a ilha e pertencem à espécie Chelonoidis hoodensis, a qual só é encontrada na Isla Española.

LEIA MAIS: Pode ser que o Monstro do Lago Ness realmente exista?

Dessa forma, mesmo que a espécie estivesse ameaçada de extinção, agora, graças ao Diego, a população de tartarugas tem aumentado.

Diego pesa 82 quilos e tem 90 centímetros de comprimento. Além disso, em algum momento entre 1900 e 1959, um grupo de cientistas a transferiu para um zoológico na Califórnia para estudar a espécie. Então, em 1976, a enorme tartaruga retornou à ilha e foi incluída em um programa de reprodução em cativeiro.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários