Guardar dinheiro em instituições financeiras é a forma mais segura para economizar e fazer uma reserva de emergência. Mas, o que fazer em casos de dinheiro esquecido nos bancos? Como recuperar o saldo perdido?
Dinheiro esquecido nos bancos são valores pertencentes aos clientes, que estão parados nas instituições financeiras por diversos motivos, tais como: contas encerradas com saldo, recursos de consórcios encerrados, indenizações de seguros, dívidas e tarifas de crédito cobradas indevidamente, dentre outros.
LEIA MAIS: Como pagar boleto com cartão de crédito Nubank? Veja como parcelar!
Assim, o Banco Central do Brasil criou uma plataforma (SVR) que possibilita aos brasileiros consultarem, se existem, em seu nome, valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras. O sistema possibilita também o resgate do valor conforme cronograma preestabelecido pela instituição.
Desse modo, se você tem dinheiro esquecido nos bancos, fique bem atento a esse artigo, pois nós vamos mostrar tudo que você precisa saber para recuperar o seu saldo. Então, acompanhe-nos nessa leitura até o final para conferir!
Como vai funcionar a 2ª fase da liberação do dinheiro esquecido nos bancos?
A segunda fase para a devolução do dinheiro esquecido nos bancos de pessoas físicas e jurídicas estava prevista para iniciar no dia 2 de maio.
No entanto, com a greve dos servidores do Banco Central, que perdurou por três meses e finalizou somente no começo do mês de julho, houve a necessidade de estender esse prazo.
Diante disso, o esperado é que a segunda fase se inicie nos próximos dias, mas o Banco Central ainda não divulgou uma nova data para o início do Sistema de Valores a Receber (SVR).
Todavia, o Bacen já adiantou que, na segunda etapa, serão em torno de R$ 4,1 bilhões liberados para resgate. Portanto, é muito importante que os brasileiros fiquem atentos para não perderem a oportunidade de recuperar o seu dinheiro esquecido no banco.
LEIA MAIS: C6 Bank libera empréstimo com juros baixos e parcela em até 48 vezes: veja como solicitar!
Como saber se eu tenho valores a receber?
Assim que a consulta for liberada pelo Banco Central, você pode consultar se tem valores a serem resgatados da seguinte maneira:
- Acesse o site do SVR;
- Informe a sua data de nascimento e CPF (pessoa física) ou o seu CNPJ e data de criação da empresa (pessoa jurídica);
- Selecione a opção “Consultar” e o sistema mostrará se você tem dinheiro esquecido no banco ou não;
- Caso tenha algum valor a ser resgatado, o sistema mostrará quando você deverá acessar o site novamente para solicitar a liberação do seu saldo.
Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!
0 comentários