4 Direitos do consumidor que você TEM que conhecer antes da Black Friday!

Conhecer um pouco sobre os direitos do consumidor é a melhor maneira de evitar cair em golpes ou práticas abusivas na Black Friday!

A Black Friday é um dos eventos mais famosos do ano e acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro. Famosa por suas grandes promoções, a Black Friday oferece diversas oportunidades, porém, é necessário ficar atento(a) para não cair em golpes ou práticas abusivas. Assim, devido à chegada deste evento, vamos te apresentar hoje 4 direitos do consumidor para você realizar boas compras!

4 direitos do consumidor para fazer boas compras na Black Friday e no dia a dia

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro. Embora os valores dos produtos caiam drasticamente, pode haver algumas pegadinhas no momento da compra das mercadorias.

Portanto, é fundamental que você conheça quais são os direitos do consumidor para se proteger de ações abusivas. Entre os principais direitos estão a informação, valores visíveis e cumprimento do preço proposto, frete e prazo de entrega e cancelamento.

Informação

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que todo cliente tem direito a informações coerentes sobre qualquer produto e/ou serviço. Este direito garante que você tenha acesso a dados acerca das características dos produtos, quantidades e taxas.

LEIA MAIS: Black Friday! Os 4 Melhores Produtos Para Você Comprar Com DESCONTO!

Valores visíveis e cumprimento do preço proposto

Os preços dos produtos na Black Friday devem estar visíveis, legíveis e de forma objetiva para os consumidores. Em caso de parcelamento da compra, as parcelas devem estar explícitas, bem como as taxas de juros.

Além disso, as empresas devem cumprir com o preço proposto na etiqueta ou anúncio. Afinal, o Código de Defesa do Consumidor determina que nós temos o direito de exigir a cobrança do menor valor que foi proposto pela empresa.

Frete e prazo de entrega

O frete costuma ser uma das categorias que mais frustram em compras on-line. Isso acontece porque muitas vezes as empresas aumentam o valor do frete para compensar o desconto que é fornecido naquele produto.

Ademais, saber qual é o prazo de entrega da sua mercadoria também é um direito do consumidor e devem ser cumpridos pelas empresas. Este tipo de ação é considerada abusiva pelo CDC.

Cancelamento da compra em casos de atraso na entrega

É direito do consumidor pedir o cancelamento da compra, caso o prazo de entrega tenha expirado. Assim, cabe ao cliente decidir como proceder, podendo solicitar o cancelamento e estorno do valor ou aguardar a entrega.

Achou esse conteúdo útil? Então não deixe de conferir outros artigos no site Brazil Greece e continuar navegando para ficar por dentro das novidades!

você pode gostar também