Brazil Greece

»

»

6 ditados populares que muita gente fala, mas não sabe o significado

| Em 12/07/2023 às 17:45

A língua portuguesa possui uma riqueza de palavras, gírias e ditados que estão presentes no dia a dia dos falantes. Os ditados populares são expressões que permeiam nossa linguagem cotidiana, transmitidas de geração em geração. Muitas vezes, usamos essas expressões sem compreender seu significado original.

Está pronto para desvendar equívocos nos ditados populares aos quais estamos habituados? Confira as correções e compreenda o verdadeiro significado por trás dessas expressões!

6 ditados que as pessoas falam desconhecendo seus significados

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão

Na famosa frase “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, encontramos uma pequena distorção. Originalmente, a expressão era “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.

Cuspido e escarrado

Outro ditado com uma interpretação equivocada é “cuspido e escarrado”. Costumamos usá-lo para descrever semelhanças entre pais e filhos, mas o correto é “esculpido em Carrara”.

Carrara é um tipo de mármore que, quando esculpido, pode se assemelhar à pessoa retratada.

LEIA MAIS: 4 nomes lindos e marcantes que estão em alta em 2023

Quem não tem cão, caça com gato

Em relação ao ditado “quem não tem cão, caça com gato”, a forma correta é “quem não tem cão, caça como gato”. Essa expressão indica que a pessoa passa a caçar sozinha, assim como os gatos caçam de maneira independente.

São ossos do ofício

Já no ditado “são ossos do ofício”, há uma pequena confusão. O correto é “são ócios do ofício”, ou seja, momentos de folga do trabalho.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Na frase popular “hoje é domingo, pé de cachimbo”, encontramos outra distorção. A expressão correta é “hoje é domingo, pede cachimbo”.

LEIA MAIS: As 5 palavras mais longas do mundo e o que elas significam: sabe falar alguma?

Esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro

Por fim, no ditado “esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro”, a forma correta é “esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

Embora exista o bicho-carpinteiro, um tipo de verme que pode afetar crianças, a expressão original se refere a ter um “bicho” por todo o corpo.

Ao desvendar essas distorções nos ditados populares, percebemos como algumas expressões foram adaptadas ao longo do tempo.

No entanto, conhecer o significado original nos ajuda a compreender melhor as mensagens transmitidas por essas expressões populares, resgatando a essência cultural por trás delas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários