Brazil Greece

»

»

6 ditados populares que muita gente fala, mas não sabe o significado

| Em 12/07/2023 às 17:45

A língua portuguesa possui uma riqueza de palavras, gírias e ditados que estão presentes no dia a dia dos falantes. Os ditados populares são expressões que permeiam nossa linguagem cotidiana, transmitidas de geração em geração. Muitas vezes, usamos essas expressões sem compreender seu significado original.

Está pronto para desvendar equívocos nos ditados populares aos quais estamos habituados? Confira as correções e compreenda o verdadeiro significado por trás dessas expressões!

6 ditados que as pessoas falam desconhecendo seus significados

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão

Na famosa frase “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, encontramos uma pequena distorção. Originalmente, a expressão era “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.

Cuspido e escarrado

Outro ditado com uma interpretação equivocada é “cuspido e escarrado”. Costumamos usá-lo para descrever semelhanças entre pais e filhos, mas o correto é “esculpido em Carrara”.

Carrara é um tipo de mármore que, quando esculpido, pode se assemelhar à pessoa retratada.

LEIA MAIS: 4 nomes lindos e marcantes que estão em alta em 2023

Quem não tem cão, caça com gato

Em relação ao ditado “quem não tem cão, caça com gato”, a forma correta é “quem não tem cão, caça como gato”. Essa expressão indica que a pessoa passa a caçar sozinha, assim como os gatos caçam de maneira independente.

São ossos do ofício

Já no ditado “são ossos do ofício”, há uma pequena confusão. O correto é “são ócios do ofício”, ou seja, momentos de folga do trabalho.

Hoje é domingo, pé de cachimbo

Na frase popular “hoje é domingo, pé de cachimbo”, encontramos outra distorção. A expressão correta é “hoje é domingo, pede cachimbo”.

LEIA MAIS: As 5 palavras mais longas do mundo e o que elas significam: sabe falar alguma?

Esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro

Por fim, no ditado “esse menino não para quieto, parece que tem bicho-carpinteiro”, a forma correta é “esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

Embora exista o bicho-carpinteiro, um tipo de verme que pode afetar crianças, a expressão original se refere a ter um “bicho” por todo o corpo.

Ao desvendar essas distorções nos ditados populares, percebemos como algumas expressões foram adaptadas ao longo do tempo.

No entanto, conhecer o significado original nos ajuda a compreender melhor as mensagens transmitidas por essas expressões populares, resgatando a essência cultural por trás delas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest