Brazil Greece

»

»

Uso do notebook no colo pode gerar esterilidade nos homens?

| Em 14/08/2023 às 15:30

Será que o uso do notebook no colo pode afetar a fertilidade masculina? Essa é uma questão que tem gerado curiosidades e debates. Veja conexões entre o aquecimento e o Wi-Fi do notebook com a possibilidade de um homem ficar estéril devido ao notebook.

Aquecimento e Wi-Fi em foco

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de manter os testículos com uma temperatura cerca de 1 a 2 °C mais baixa do que o restante do corpo para preservar a produção saudável de espermatozoides.

Por isso, é fundamental evitar exposição a elementos externos que possam causar superaquecimento nessa região. Mas será que o uso do notebook no colo pode afetar a fertilidade masculina?

Conforme o senso comum, o aquecimento gerado pela bateria do notebook pode elevar a temperatura na região dos testículos, prejudicando assim a saúde dos espermatozoides.

Além disso, um estudo conduzido por pesquisadores argentinos sugeriu que a radiação Wi-Fi também pode impactar o DNA humano e reduzir a qualidade do sêmen.

Os pesquisadores coletaram amostras de sêmen de 29 voluntários, com média de 34 anos, e as expuseram a um notebook conectado à internet via Wi-Fi.

Os resultados, após quatro horas de exposição, revelaram que 25% dos espermatozoides perderam mobilidade e 9% apresentaram danos em seu DNA. Curiosamente, as amostras próximas a um notebook desconectado da internet quase não sofreram danos.

LEIA MAIS: Escutar podcasts e músicas antes de dormir é prejudicial à saúde?

Cuidado, mas sem pânico

Apesar dos dados interessantes do estudo, é importante ressaltar que ainda não existem evidências definitivas de que o uso prolongado de notebooks no colo pode levar um homem à esterilidade.

Afinal, é pouco comum que os homens mantenham o aparelho em contato direto com os testículos por longos períodos.

LEIA MAIS: 5 palavras proibidas que um homem jamais deve dizer a uma mulher 

Consulte um especialista e cuide da sua saúde

Apesar da falta de provas definitivas, é sempre prudente cuidar da saúde reprodutiva. Por isso, se você possui preocupações acerca da sua fertilidade, é fundamental consultar regularmente um urologista para obter esclarecimentos e orientações adequadas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

Qual era a expectativa de vida na Grécia Antiga? Um grego conta!

Qual era a expectativa de vida na Grécia Antiga? Um grego conta!

Quando pensamos na Grécia Antiga, muitas vezes imaginamos um mundo de grandes filósofos, atletas e guerreiros, mas você já se perguntou quanto tempo as pessoas realmente viviam naquela época? Existe um mito de que os antigos gregos morriam muito jovens, mas a...

7 melhores atrações turísticas do mundo, segundo pesquisa

7 melhores atrações turísticas do mundo, segundo pesquisa

Quando você planeja uma viagem, as atrações turísticas são o coração da experiência. Elas são aqueles lugares que deixam a gente de boca aberta, cheios de histórias para contar e fotos incríveis para postar. Mas, com tantas opções por aí, como saber quais realmente...

0 comentários

Pin It on Pinterest