Brazil Greece

»

»

Este é o pilar para manter um relacionamento, segundo o estoicismo

| Em 16/04/2024 às 18:00
Freepik.

As relações humanas podem ser muito complexas, sobretudo no sentido amoroso. Por esse motivo, ao longo da história, algumas filosofias surgiram para solucionar parte desses problemas. Nesse caso, a empatia no estoicismo aparece como um pilar fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e duradouros.

O próprio Marco Aurélio, imperador da Roma Antiga, incentivava o desenvolvimento dessa capacidade e como ela pode ajudar a superar dificuldades.

Leia mais: 5 coisas que acabam com sua autoestima desde a infância

O que diz Marco Aurélio?

Nascido em 121 d.C., Marco Aurélio governou o Império Romano com justiça. Além disso, também nos deixou um legado de reflexões profundas sobre a vida e as relações interpessoais. Por esse motivo, é um dos maiores filósofos do estoicismo. Em uma de suas obras, chamada de “Meditações”, apontava a importância de tratar todos com bondade e compreensão. 

Inclusive, com base nos pilares estoicos, liderou Roma durante um período de pandemia e declínio econômico. Nesse tempo, confiscou bens da nobreza e pagou pelo funeral das vítimas da peste. Em seu diário, demonstra empatia e tristeza pelos que foram, além do choro público após ouvir de alguém: “Bem-aventurados os que morreram na peste”. 

Afinal, acreditava que relacionamentos mais fortes, como o do povo e o imperador, eram construídos com compreensão. É a partir daí que ele desenvolve ainda mais a empatia no estoicismo e como ela afeta suas relações. 

Leia mais: 5 filmes inspirados em Shakespeare que você deveria assistir

Como o estoicismo enxerga a empatia

Apesar de propor uma abordagem racional dos problemas, o estoicismo também aponta como a empatia faz parte desse processo. Isso porque ao modelarmos nossas emoções e adotarmos uma perspectiva lógica, aprimoramos nossa comunicação, evitarmos mal-entendidos e aprendemos a aceitar os outros como são, focando em nosso próprio desenvolvimento pessoal.

O próprio Marcos Aurélio afirma que ao enfrentarmos conflitos, devemos primeiro investigar nossas imperfeições, promovendo um diálogo baseado na humildade e na sinceridade. Para isso, ouvir atentamente os demais e se colocar no lugar dos outros é necessário.   

Leia mais: 5 formas de relaxar a mente e se livrar dos pensamentos negativos

A filosofia na prática

Por fim, para superar as adversidades de um relacionamento, a empatia no estoicismo é mais do que incentivada. Assim, ao praticar escuta ativa, por exemplo, você poderá entender com clareza as necessidades do outro, demonstrando respeito. Além disso, é uma forma de abordar problemas de forma lógica, mas com novas perspectivas e soluções. 

No final, é uma habilidade bastante valiosa, que além de aumentar a conexão entre parceiros, promove desenvolvimento pessoal.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest