Curiosidades

Por que os carros custam tão caro no Brasil? O motivo irá te surpreender!

Por que os carros custam tão caro no Brasil? O motivo irá te surpreender!
By     -   On

O Brasil foi criado para os carros. Embora exista, historicamente, baixo investimento em estradas de ferro, temos longas vias para carros. Os transportes públicos geralmente não despertam interesse na população mais abastada devido à insegurança e, como consequência, os carros particulares ainda são objetos de desejo — e de necessidade — de boa parte da população. Porém, isso não significa que eles são acessíveis. Ao contrário, o Brasil é um dos países mais caros do mundo para se comprar e manter um automóvel.

Motivos por que carros custam caros no Brasil

Mercado consumidor

Uma das primeiras razões pode parecer óbvia, mas não deixa de ser verdadeira: as pessoas pagam. A população entende que é necessário ter um carro e, por isso, se dispõem a pagar um valor desproporcional para adquirir o automóvel, seja através de consórcios ou comprando de segunda mão. Embora a culpa não seja do consumidor, ter um alto mercado disposto a pagar preços abusivos estimula as concessionárias a manterem os preços elevadíssimos.

LEIA MAIS: 3 opções de carros pequenos e baratos para quem quer economizar em 2023

Símbolo de prestígio

Empresas compreendem que, no Brasil, automóveis particulares são símbolos de prestígio. Isso significa que ter um carro na garagem pode fazer com que as pessoas sejam mais quistas em um círculo social, sejam mais prestigiadas e se sintam mais valiosas. Isso nos leva à primeira razão: as pessoas realizam um esforço maior que o normal para ter o produto, e os preços se mantêm elevados.

Dimensões continentais

Em um país marcado pelo transporte de carga realizado por caminhões em grandes rodovias, percorrendo distâncias exorbitantes, o gasto com manutenção de caminhões, gasolina, asfalto e pedágios encarece (e muito!) o valor de qualquer que seja o produto final. Carros, portanto, não fogem a essa regra.

LEIA MAIS: Quem tem não larga: 5 carros que já saíram de linha, mas os donos adoram

Burocracia ultrapassada

Existem setores inteiros na indústria automobilística responsáveis por estudar o esquema tributário, em especial o IPI para automóvel — que possui mais de 400 páginas. Essa estrutura tributária obsoleta, além de dificultar o processo para adquirir um automóvel, também encarece o produto.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.