Brazil Greece

»

»

O escudo lendário de Aquiles que ninguém conseguia atravessar, grego mostra

| Em 20/01/2024 às 19:49

O “Escudo lendário de Aquiles” é o escudo que o herói grego usou para lutar contra Heitor, e Homero o descreve na Ilíada (canto XVIII, versos 478-608). Poucos objetos da história antiga receberam tanta atenção e análise quanto essa obra-prima.

Mas quem fez esse escudo lendário de Aquiles?

Naturalmente, o melhor do mundo. E quem poderia ser o melhor ferreiro do mundo naquela época, senão o deus do fogo? Sim, Hefesto fez o escudo de Aquiles. Os metais que Hefesto usou para fazê-lo foram cobre, estanho, ouro e prata.

Leia mais: Onde fica a moradia dos deuses da mitologia grega? Você pode visitar!

O nascimento de Aquiles e o mito de calcanhar de Aquiles

Aquiles foi um dos mais famosos e corajosos heróis da antiguidade e da mitologia, que se destacou por sua participação na Guerra de Troia. Nascido na atual Ftiótida (Ftías na antiguidade) era filho da deusa do mar Tétis e do rei Peleu. E como filho de uma deusa, sua mãe não podia querer nada menos do que ele também fosse imortal.

Leia mais: O Oceano Atlântico surgiu na mitologia grega e um grego diz como

Primeira edição do mito

Para conseguir isso, o mito diz que todos os dias sua mãe, secretamente do Peleu, o untava com ambrósia e à noite o segurava sobre o fogo segurando-o pelo calcanhar. No entanto, quando Peleu percebeu o que estava acontecendo, não deixou Tétis terminar e colocar o calcanhar do bebê no fogo. Por isso, aquele ponto era o único ponto vulnerável em seu corpo. Foi criada, portanto, a conhecida calcanhar de Aquiles.

Após não conseguir tornar Aquiles completamente imortal, Tétis decidiu retornar às profundezas do mar. De onde ela havia vindo e onde ficava o palácio eterno de seu pai. A educação de Aquiles agora era assumida pelo centauro Quíron no Pelion, a mando de Peleu. Lá, o mítico Aquiles se tornou um homem e aprendeu a manusear com perfeição as armas e também a arte da caça.

Leia mais: 5 livros incríveis que irão te fazer viajar pela mitologia grega

Edição do mito posterior

De acordo com o mito posterior, a mãe jogou o pequeno Aquiles nas Águas da Estigia, fontes do rio Crátis, segurando-o pelo calcanhar. Assim, ele se tornou invulnerável onde foi tocado pelas águas, ou seja, quase em todo o corpo, exceto pelas áreas do calcanhar que eram cobertas pelas mãos de Tétis.

O escudo lendário, sua história e Homero

No épico de Homero, na Ilíada, destaca-se a dedicação ao lendário escudo de Aquiles. A história narra que sua mãe, Tétis, encomendou o escudo. Aquiles havia dado todo o seu equipamento a Pátroclo para a batalha, mas ele morreu da espada do Heitor. Como resultado, Aquiles precisava de novas armas, e sua mãe Tétis pediu ao deus Hefesto que forjasse um novo escudo. Ele assim o fez.

O que simbolizava o escudo lendário de Aquiles?

O escudo lendário de Aquiles

O que também o torna especial é o seu simbolismo. Basicamente, era composto por cinco zonas, cada uma das quais formava cinco círculos concêntricos. Neles havia muitas representações elaboradas com elementos de todo o universo.

No primeiro círculo, desenhou todos os elementos do universo e no segundo círculo, duas cidades de mortais, uma pacífica e outra em guerra. Também, no terceiro círculo, uma descrição da vida rural e no quarto, a vida pastoral. O quinto e último círculo inclui o Oceano que abraça a terra.

Leia mais: Penthesileia e Aquiles: uma história trágica entre amor e guerra

Qual é o ensinamento da lenda?

As análises dos historiadores, no entanto, indicam que o escudo não é apenas a descrição de uma arma (e até mesmo pacífica), mas um símbolo inteiro. De acordo com o escritor alemão, Wolfgang Schadewaldt, essas oposições mostram as formas básicas de uma vida civilizada e essencialmente harmoniosa. Talvez até quisesse mostrar as oposições da vida cotidiana simples com a violência e a crueldade da Guerra de Troia.

A descrição do escudo lendário de Aquiles representa uma descrição literária de uma obra de arte visual e influenciou muitos poemas posteriores, incluindo o de Hesíodo, que descreve o Escudo de Hércules. De acordo com alguns pesquisadores, é também um hino à tecnologia. O que todos nós sabemos com certeza é que Homero nos deixou uma grande herança.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários