Já ocorreu de você conversar com um amigo e perceber que ele está fazendo as mesmas coisas que você? Ele até está utilizando as mesmas palavras que você?
Não é fruto da sua imaginação, na verdade, trata-se de um comportamento humano comum que, em algum momento da vida, todas as pessoas adotam. Descubra mais sobre o conceito de espelhamento.
Descobrindo os Sinais do espelhamento
Linguagem corporal
Durante uma conversa, é comum observar que as pessoas adotam os mesmos gestos que você emprega. Por exemplo, quando você cruza as pernas e, ao olhar para seu interlocutor, nota que ele também as cruzou.
Isso é chamado de espelhamento, uma técnica não verbal na qual alguém imita a linguagem corporal, características vocais ou atitude de outra pessoa.
LEIA MAIS: Amizade tóxica: 3 sinais indicam que é a hora de se afastar de alguém!
Expressões emocionais
Assim como a linguagem corporal, também podemos espelhar as expressões emocionais das pessoas com quem interagimos.
Rir ou chorar em uníssono é uma manifestação de espelhamento, uma maneira de demonstrar que compartilhamos os mesmos sentimentos.
Tom de voz
Já notou que alguém adota um tom de voz muito parecido com o seu durante uma conversa? Isso também é um sinal de espelhamento! Ao imitar o seu tom, a pessoa está tentando se relacionar melhor com você.
Escolha de palavras
Se alguém usa as mesmas palavras ou frases que você durante uma conversa, não é coincidência; é outro sinal de espelhamento. Isso indica que a pessoa está fazendo um esforço para entender e se conectar com você.
Ritmo e velocidade
Espelhar o ritmo da sua caminhada ou a velocidade da sua fala é um sinal mais sutil de espelhamento. Isso acontece quando você ajusta seu ritmo para se igualar ao da pessoa com quem está interagindo.
LEIA MAIS: Por que é difícil fazer amigos depois dos 30? 4 dicas para ter amigos de verdade!
Hábitos alimentares
Já percebeu como, ao conviver com alguém, seus horários de refeições tendem a se sincronizar? Isso também é um exemplo de espelhamento comportamental, indicando uma conexão mais profunda.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários