Quem disse que sua segunda-feira precisa ser chata? Principalmente, se descobrir que tem uma bolada no banco e sequer sabia! Na sexta-feira (05/04), o Banco Central atualizou as informações do Sistema de Valores a Receber (SVR), serviço que permite a consulta de algum dinheiro esquecido no banco. Só para ter uma ideia, ainda há R$ 7,78 bilhões aguardando resgate por parte de correntistas. Será que você não está nesta lista?
Em resumo, o SVR é um serviço do BC para indivíduos (tanto vivos quanto falecidos) e empresas consultarem se têm valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. O valor acima é referente ao mês de fevereiro. Entretanto, não difere muito dos números de janeiro que, a princípio, estavam na casa dos R$ 7,97 bilhões.
Confira, a seguir, como saber se tem direito a algum valor e, principalmente, as formas de resgatar seu dinheiro esquecido no banco.
Leia mais: 5 dicas de finanças que filósofos gregos e romanos nos ensinaram
Como consultar o Sistema de Valores a Receber
Para descobrir se você tem algum dinheiro esquecido no banco, basta seguir os passos abaixo.
Passo 1: acesse o sistema
Primeiramente, acesso o site do SVR. Este é o único local onde você pode realizar a consulta e solicitar a devolução dos valores.
Passo 2: confirme suas informações
Em seguida, informe seus dados para confirmar sua identidade. Este é um processo simples, mas requer atenção aos detalhes solicitados pela plataforma.
Passo 3: identifique se há algum dinheiro esquecido no banco
Caso haja algum valor para resgate, o sistema solicitará uma chave PIX para realizar a devolução. Se você não tiver uma chave, precisa entrar em contato com a instituição detentora dos fundos. Assim, você combina uma forma de recebimento ou mesmo cria uma chave e, depois, retorna ao sistema para retomar o processo.
Leia mais: Quer empreender? 5 atividades MEI mais abertas no Brasil
Passo 4: entre em contato com a instituição
Depois de identificar os valores a receber, entre em contato com as instituições. Ainda que o BC facilite a consulta, cada instituição tem seu próprio procedimento para a devolução à pessoa beneficiária.
Ah, e caso a consulta envolva uma pessoa já falecida? Primeiramente, somente quem for herdeiro, herdeira ou representante legal pode efetuar a consulta. Ademais, é obrigatório apresentar um termo de responsabilidade preenchido, bem como comprovar, por meio de documentos, a relação com a pessoa falecida, bem como o direito em resgatar valores em seu nome.
Quem pode consultar se tem dinheiro esquecido no banco?
A princípio, qualquer pessoa pode efetuar essa consulta no SVR, seja física ou jurídica. Vale ressaltar que não há custo algum pelo serviço e, inclusive, o correntista pode proceder com essa checagem periodicamente.
Contudo, facilita ter uma conta-corrente ou poupança para que a respectiva instituição faça o crédito do valor. Mas, novamente, cada organização tem seu fluxo.
E aí, já olhou se tem algum dinheiro esquecido no banco para começar bem a semana?
0 comentários