Dicas

4 coisas que você faz e que reduzem a vida útil do seu carro

4 coisas que você faz e que reduzem a vida útil do seu carro
By     -   On

Investir em um automóvel próprio é, além de importante para aumentar a mobilidade urbana e possibilitar acesso a locais mais distantes, uma realização de sonho para muitos brasileiros.

O alto custo dos automóveis pode ser recuperado com o passar dos anos, afinal, carros populares costumam rodar por aproximadamente 400.000 km, o que significa bons anos de utilização.

Entretanto, para prolongar o período de permanência do carro, é preciso estar atento aos hábitos que podem desvalorizar e reduzir a vida útil do automóvel.

4 práticas que reduzem a vida útil do seu carro

Completar o radiador com água corrente

Essa prática, muito comum entre os brasileiros, na verdade, pode trazer sérios problemas a longo prazo para o seu automóvel.

Você deve sempre utilizar o aditivo indicado pela fabricante do veículo para completar o radiador.

Caso você não realize a prática conforme indicado pela fabricante, pode haver a necessidade de desmontar o motor devido a problemas de refrigeração ou ter que trocar bielas, anéis e até o cabeçote.

LEIA MAIS: 3 opções de carros pequenos e baratos para quem quer economizar em 2023

Lavar o motor

O motor é um equipamento cercado por peças eletrônicas e constante passagem de corrente elétrica através de fusíveis, relés e o módulo da injeção eletrônica.

Por isso, eles não devem ter contato com água. Caso haja necessidade de higienização, ela deve ser feita após devido isolamento dessas peças com sacos plásticos.

Só dirigir em distâncias curtas (e frequentemente)

O motor precisa aquecer até a temperatura ideal para que o carro mantenha o seu pleno funcionamento. A gasolina precisa aquecer e, quando isso não acontece, ela forma uma crosta que pode obstruir o motor, dificultando a refrigeração. Além disso, o meio ambiente também é prejudicado, uma vez que a maior faixa de emissão de gases poluentes é percebida em temperaturas mais baixas.

LEIA MAIS: Conheça os 10 carros que mais gastam combustível segundo especialistas!

Fazer viagens com pouco combustível

Se você faz parte do time de pessoas que faz sempre viagens curtas e, por isso, está sempre com o carro na reserva, você está prejudicando duplamente o seu carro.

Primeiramente, porque você aumenta a probabilidade de pane seca — nome dado ao apagamento do motor por falta de gasolina. Em segundo lugar, essa prática prejudica a bomba elétrica do automóvel.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.