ESTA é a parte do corpo humano que a Inteligência artificial mais sofre para criar

Nem mesmo a IA escapa da complexidade vivida por artistas

Curioso(a) para saber qual parte do corpo a IA encontra dificuldades ao criar? Descubra a resposta lendo o artigo!

Falta de dados específicos no acervo

A IA não consegue criar as mãos. Um dos principais obstáculos é a carência de dados anotados voltados especificamente para desenhos de mãos, o que enfraquece o algoritmo dessa tecnologia. Há poucos dados sobre a estrutura de ossos, tendões, nervos e demais articulações.

Para que a IA aprenda a representar com fidelidade a diversidade de posições e gestos das mãos humanas, é fundamental contar com um amplo conjunto de dados. Além disso, ele deve ser diversificado e de alta qualidade, mas essa tecnologia ainda carece de material.

Complexidade de ângulos e poses

Outra dificuldade é a ambiguidade das poses das mãos. Pequenas alterações na disposição dos dedos e articulações podem resultar em formas completamente diferentes.

Capturar todas essas nuances e representá-las de forma realista é um verdadeiro desafio para os modelos de IA atuais. Pois eles ainda não conseguem lidar com a complexidade que envolve os movimentos de uma mão humana.

LEIA MAIS: 4 Tecnologias de Black Mirror que já são realidade

Falta compreensão sobre para o que servem as mãos

A IA apresenta outra limitação ao não conseguir compreender plenamente as funcionalidades da mão humana.

Nossa mão é usada de forma versátil em uma ampla gama de atividades, desde o simples gesto de prender objetos, segurá-los ou usá-los em atividades específicas, como teclar, pintar as unhas, dedilhar, entre outras.

Cada pequena atividade exige movimentos específicos dos dedos e articulações e, infelizmente, a IA ainda é incapaz de reproduzir fielmente essas nuances a partir de seu algoritmo.

LEIA MAIS: 4 profissões que não serão substituídas pela Inteligência Artificial

Incapacidade de expressar a subjetividade de um artista

Desenhar mãos de forma realista e expressiva exige mais do que apenas conhecer a anatomia, já que é necessário ter talento artístico e habilidades precisas.

Transmitir emoção e personalidade através de desenhos de mãos é complicado e difícil para sistemas de inteligência artificial reproduzirem, pois esses sistemas não lidam com questões da ordem emocional e afetiva.

Um artista de verdade, por exemplo, saberia expressar em sua arte essa variedade de emoções que a posição de uma mão ou dos dedos pode indicar.

Desenhar mãos com precisão é um desafio fascinante para a inteligência artificial, mas com o avanço contínuo da pesquisa e da tecnologia, podemos esperar melhorias significativas nessa habilidade.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também