Brazil Greece

»

»

Estes são os 5 idiomas mais falados no Brasil e você nem imagina

| Em 04/03/2024 às 10:56
Freepik.

O Brasil é conhecido por ser um país multicultural e diversificado, e essa diversidade se reflete também nos idiomas falados em seu território. Na verdade, com a colonização e a miscigenação, temos diversas línguas faladas no nosso território. E, engana-se quem pensa que é apenas o português e o inglês. Embora o português seja a língua oficial do país, existem outros idiomas que são falados, sim, por diferentes grupos étnicos e comunidades no Brasil. E aí? Quer saber quais são os idiomas mais falados no Brasil? Confira a seguir e, quem sabe você não decida aprender um novo idioma também?

Quais são os idiomas mais falados no Brasil?

Vamos agora listas as línguas que os moradores do Brasil mais falam

Inglês

Antes de mais nada, esse idioma não é nenhuma surpresa. Na verdade, o inglês é um dos idiomas mais falados no Brasil, principalmente nas grandes cidades e centros urbanos. Com a globalização e a importância dele como língua internacional, muitos brasileiros têm buscado aprender e aprimorar suas habilidades no idioma.

Assim, como seu uso é frequente no mundo dos negócios, turismo e tecnologia, os brasileiros têm se dedicado mais a aprendê-lo. Já sabemos como um idioma pode ser o diferencial no currículo e na busca por novas oportunidades.

Leia mais: 7 palavras que escrevemos com G, mas são com J

Espanhol

Além disso, o espanhol também é bastante falado no Brasil. Especialmente nas regiões de fronteira com países de língua espanhola. Por exemplo, Argentina, Paraguai e Uruguai. Inclusive, muitos brasileiros estudam espanhol como segunda língua devido à proximidade geográfica e às oportunidades de trabalho e intercâmbio com países hispânicos.

Assim, o espanhol abre portas tanto para quem deseja ficar nas Américas, quanto para quem deseja explorar outros continentes, como a Europa.

Alemão

A presença do idioma alemão no Brasil remonta ao século XIX, quando imigrantes alemães chegaram ao país em busca de melhores condições de vida. Atualmente, existem comunidades de descendentes de alemães em várias regiões do Brasil, principalmente nos estados do sul. Além disso, o idioma é ensinado em algumas escolas e preservado por essas comunidades como parte de sua herança cultural.

Leia mais: 7 lugares que falam português além do Brasil e de Portugal

Japonês

A imigração japonesa para o Brasil também deixou um legado linguístico significativo. No início do século XX, muitos japoneses vieram para o Brasil em busca de oportunidades agrícolas. Atualmente, o japonês é falado principalmente nas comunidades de descendentes de japoneses, como em São Paulo, que abriga a maior colônia japonesa fora do Japão. Além disso, é comum o ensino do idioma em algumas escolas e a manutenção de tradições culturais e festivais.

Leia mais: Palavras básicas em francês para não passar vergonha na sua viagem!

Línguas indígenas

Por fim, não poderíamos deixar de falar das nossas origens. O Brasil é lar de uma grande diversidade de povos indígenas, cada um com sua própria língua e cultura. Estima-se que existam mais de 180 línguas indígenas faladas no país. Inclusive, essas línguas são preservadas e transmitidas de geração em geração, e muitas vezes são ensinadas em escolas indígenas. Além disso, o reconhecimento e a valorização das línguas indígenas têm se fortalecido nos últimos anos, como forma de preservar a rica herança cultural dessas comunidades.

Mas não para por aí! Além dos idiomas que mencionamos, é importante ressaltar que o Brasil também possui outras línguas faladas por comunidades de imigrantes. Por exemplo, o italiano, o francês e o árabe. Essa diversidade linguística é um reflexo da história e da miscigenação do povo brasileiro, contribuindo para a riqueza cultural do país. Você sabia da riqueza linguística do nosso país? Incrível, não?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários