Brazil Greece

»

»

8 dicas para conseguir estudar um assunto que você odeia

| Em 17/10/2023 às 07:00

Em certas etapas da vida, seja acadêmica ou profissional, encontram-se temas que não são particularmente atraentes. Contudo, a questão é como adaptar-se a esses cenários e transformar a relutância em produtividade. Aprenda a estudar sem gostar!

Mudança de perspectiva

Se encararmos cada assunto desafiador como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, pode-se alterar a percepção negativa. Pergunte-se: “Como esse tema pode ser útil para mim no futuro?” ou “Como isso se encaixa no panorama geral do meu campo de estudo?”

Leia mais: 7 dicas de ouro para estudar gramática para concursos e conseguir a aprovação

Personalização do método de aprendizado

Cada indivíduo tem um método de aprendizado único. Algumas pessoas são mais visuais, enquanto outras são mais auditivas ou cinestésicas. Identificar qual é o seu método principal e buscar recursos correspondentes pode tornar o estudo mais agradável.

Por exemplo, se você for visual, talvez prefira gráficos e infográficos. Se auditivo, podcasts ou aulas gravadas podem ser mais eficazes.

Exploração de recursos adicionais

Se o material didático padrão não está fazendo sentido, procurar fontes adicionais pode ser a chave. Às vezes, uma explicação diferente ou um formato de apresentação alternativo pode ser o que você precisa para compreender um tópico.

Organização criativa do conteúdo

Usar cores, flashcards, mapas mentais ou aplicativos específicos de estudo pode tornar o conteúdo mais digestível. Adaptar o material de forma que faça sentido para você pode facilitar a memorização e compreensão.

Gestão do tempo de estudo

A técnica Pomodoro, por exemplo, sugere estudo intenso por 25 minutos seguidos de uma pausa de 5 minutos. Encontrar um ritmo que funcione para você e aderir a ele pode aumentar a produtividade e reduzir a procrastinação.

Relação com o cotidiano

Relacionar o conteúdo com situações do dia a dia não só torna o tema mais interessante, mas também reforça o porquê de ser importante. Por exemplo, ao estudar economia, pode-se observar como os princípios econômicos afetam as compras diárias.

Segmentação por complexidade

Dividir o conteúdo em blocos, começando pelos conceitos básicos e avançando gradualmente para os mais complexos, pode ajudar a construir uma base sólida. Isso também ajuda a direcionar o foco e a energia para áreas que requerem mais atenção.

Leia mais: 4 tablets e mesas digitadoras que irão revolucionar os seus estudos

Estudo colaborativo

O estudo em grupo permite a troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e a oportunidade de ensinar aos outros, o que, por si só, é uma excelente forma de retenção de informações.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: estudos

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários