Você sabe o que é um expatriado? Inicialmente, é a pessoa que mora em um país estrangeiro. Um desafio e tanto, pois é preciso lidar com mudanças de cultura, estilo de vida e mesmo profissional. Mas, os 5 melhores países do mundo para viver podem tornar esse processo mais fácil!
Segundo números divulgados pela BBC, há cerca de 12 mil pessoas vivendo em 172 países diferentes da sua origem. Isso abrange, só para ter uma ideia, 171 nacionalidades. Essa turma toda foi fonte do relatório anual da Internations, uma das maiores redes de expatriados do mundo.
Esse relatório, então, é o Expat Insider que avalia, de acordo com 56 critérios, os melhores países do mundo para viver. Vem ver quais foram os cinco primeiros e, sobretudo, por quê!
Os 5 melhores países do mundo para viver
Inicialmente, o ranking toma, como itens para avaliação, aspectos abrangentes, desde a velocidade da internet até segurança. E os resultados podem te surpreender!
México
Encabeçando a lista, temos o México. De fato, o país ocupa um dos cinco primeiros lugares da lista desde 2014. Mas, qual o motivo de ser um dos melhores países do mundo para viver?
Primeiramente, pela facilidade em conseguir acomodação e, em seguida, a empatia e amabilidade dos nativos. Isso faz com que o México também ganhe pontos no critério de fazer novas amizades. Outros pontos positivos são:
- Diferentes e belas paisagens
- Cultura
- História
- Espírito alegre
Embora haja algumas burocracias a enfrentar, quem atende às qualificações exigidas facilmente obtém o visto de residência. Uma dica, entretanto, é aprender, ao menos, o básico do espanhol antes de se mudar para lá, ainda que o inglês seja bem falado nas maiores cidades.
Leia mais: 4 melhores cidades do Brasil para se aposentar e viver tranquilo
Espanha
Outra nação de língua espanhola que ocupa seu lugar entre os melhores países do mundo para viver é a Espanha. Assim como o México, está “bem na fita” desde 2014 graças à vida noturna agitada, cultura, clima, opções de lazer e recreação.
Além disso, é dona de uma das mais deliciosas culinárias do planeta e uma arquitetura invejável. O que dizer das construções projetadas por Gaudí, em Barcelona, por exemplo? Por fim, os moradores são simpáticos e receptivos.
No entanto, expatriados apontam alguns pontos um pouco negativos. Por exemplo, ainda que o custo de vida seja relativamente baixo, os salários também são ligeiramente menores. Ademais, há alguma burocracia a enfrentar por quem trabalha como freelancer, apesar das facilidades em obter o visto como nômade digital.
Panamá é o terceiro entre os melhores países para viver no mundo
Fechando o pódio, temos o Panamá, simpático país na América Central. Entre os motivos para isto, estão cultura, acolhimento e facilidade para encontrar onde morar. Ainda, obter o visto como nômade digital também não é difícil.
Por fim, o clima ajuda bastante quem decide se mudar para lá, assim como segurança econômica e pessoal.
Bahrein
Pulando para o Oriente Médio, o Bahrein garante seu lugar na lista após subir, nada menos, que 19 posições em relação ao ano passado. Entre os motivos para isso, estão:
- Finanças pessoais
- Custo de vida favorável
- Administração
- Acesso digital
- Habitação
- Idioma
- Facilidade com autoridades locais
- Obtenção de visto
Há, ainda, relatos sobre desenvolvimento de carreira e opções de entretenimento.
Leia mais: País com vulcões ativos pertinho do Brasil que muita gente não conhece
Malásia
Fechando a lista dos melhores países do mundo para viver, temos a Malásia, cujo índice de qualidade de vida subiu de forma considerável. Também contribuem para sua boa colocação as finanças pessoais, bem como simpatia dos residentes e facilidade para viajar internamente.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários