Fatura do cartão NÃO paga pode resultar em prisão? Confira!

Será que uma pessoa pode ser presa por não pagar o cartão de crédito? Confira agora!

É evidente que, ainda nos dias de hoje, existem diversas pessoas com o nome negativado. O que pode acontecer caso as suas dívidas não sejam quitadas dentro do prazo estipulado.

Nesse âmbito, muitos se perguntam: posso ser preso(a) se eu não pagar a fatura do meu cartão de crédito? Confira a resposta a seguir!

Não pagar a fatura do cartão de crédito pode levar à prisão?

A principal consequência do não pagamento da fatura do cartão de crédito é a negativação do nome do indivíduo. Com isso, o seu nome passa a ficar “sujo” no SPC e/ou Serasa, o que o impossibilita de realizar algum empréstimo ou negociação financeira.

Sendo assim, nesses tipos de dívidas, o banco não costuma realizar uma cobrança judicial ao indivíduo. Por isso, são mínimas as chances do mesmo ser preso pelo débito.

Além do mais, no Código Penal, não existe nenhuma lei que determine a prisão para quem não pagar a dívida da fatura do cartão de crédito.

Portanto, quem não paga a fatura do seu cartão, não corre o risco de ser preso(a). No entanto, terá dificuldades caso queira solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

LEIA MAIS: Bradesco Lança Novo Cartão De Crédito Cheio De Benefícios – Veja Como Funciona!

É verdade que uma dívida pode deixar de ser cobrada após 5 anos?

Segundo o Código Civil, a quitação de uma dívida pode ser cancelada após 5 anos nas instituições financeiras, empresas de negociação de crédito ou recuperadoras. Onde o prazo deve ser contado a partir do vencimento do débito.

Com isso, após a conclusão do prazo, o CPF e o nome do indivíduo não-pagante devem ser oficialmente retirados do banco de dados do Serasa e SPC.

Além disso, é necessário destacar que não há um prazo fixo a ser estipulado para a empresa colocar o nome do indivíduo no SPC/Serasa.

LEIA MAIS: É possível fazer Empréstimo Nubank pelo WhatsApp?! Veja como funciona!

Como negociar as dívidas pendentes?

Quem tem pendências abertas e deseja negociá-las, basta acessar o site do Serasa Limpa Nome ou baixar o aplicativo, que está disponível tanto para Android como para iOS.

Após isso, o usuário deve cadastrar os seus dados para a plataforma localizar as suas dívidas. Em seguida, basta clicar em “Ver oferta” e escolher quais métodos de pagamento deseja utilizar para quitar a dívida.

Por fim, depois da quitação das pendências, o nome do devedor passa a ficar limpo em até 5 dias úteis.

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Não deixe de ficar por dentro das novidades, é só clicar aqui e selecionar a opção ✩ Seguir.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais