Isenção de IPTU e FGTS: direitos que os idosos têm e nem imaginam

Desvendando os benefícios pouco conhecidos pelos idosos: FGTS e isenção no IPTU

Conheça os direitos esquecidos pelos idosos: saque do FGTS e isenção no IPTU. Descubra como usufruir dessas vantagens e verifique se você tem direito!

O crescimento da população idosa no Brasil

O Brasil tem presenciado um aumento significativo na população idosa nos últimos anos. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, houve um crescimento de 39,8% nesse grupo etário entre 2012 e 2021.

Acesso ao saldo total do FGTS para aposentados e maiores de 70 anos

Todo idoso que se aposenta ou completa 70 anos, tem o direito de sacar o saldo total do FGTS.  Mesmo aqueles que retornam ao trabalho podem solicitar o saque, sem qualquer penalidade.

LEIA MAIS: SEM tarifas bancárias! Veja como ter conta gratuita no Itaú e seus benefícios

Diferentes regras de isenção do IPTU em cada município

Em alguns municípios, pessoas com mais de 60 anos podem ser beneficiadas com a isenção do pagamento do IPTU, desde que atendam a certos critérios estabelecidos pelas leis municipais. No entanto, é importante ressaltar que as condições e os percentuais de isenção variam de acordo com cada prefeitura.

Redução de 75% do IPTU em Vitória e isenção com comprovação de renda em Brasília

Em Vitória, capital do Espírito Santo, os idosos acima de 60 anos não estão totalmente isentos do pagamento do IPTU, mas, recebem uma redução de 75% na taxa. Já em Brasília, é possível obter a isenção caso o idoso comprove uma renda de até dois salários mínimos.

LEIA MAIS: 4 melhores bancos digitais de 2023 para você investir sem medo

Informe-se sobre a isenção do IPTU junto à sua prefeitura local

Para verificar se você tem direito à isenção do IPTU na sua cidade, é fundamental entrar em contato com a prefeitura. Geralmente, essa vantagem é concedida a aposentados que possuem apenas um imóvel, com área inferior a 100 m² e cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos.

Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.