A censura é um mecanismo que já foi e é utilizado nas mais variadas obras e nos mais variados países e governos. Por isso, diversos filmes ao longo da história foram censurados em diferentes países, incluindo o Brasil. Mas, você sabe quais são eles? Então, confira a seguir!
Filmes que já foram censurados no mundo e também no Brasil
Antes de mais nada, ao redor do mundo, diversos filmes encontraram obstáculos de censura por motivos. Alguns dos motivos eram razoáveis e compreensíveis. Enquanto outros são só absurdos. Portanto, confira abaixo:
1. ‘Mulher-Maravilha’ (2017)
Este sucesso de bilheteria enfrentou proibições na Tunísia, Argélia, Catar e Líbano, principalmente por causa da nacionalidade israelense da protagonista Gal Gadot, que também serviu às forças armadas de Israel.
Países possuem relações conflituosas com Israel, cuja guerra contra nações muçulmanos fizeram com que o filme fosse censurado mesmo por questões que não eram tratadas dentro do filme.
Leia mais: Superman: descubra a relação do super-heroi com a mitologia grega
2. ‘O Grande Ditador’ (1940)
Fazer um filme caçoando dos nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial pode parecer algo ousado. Entretanto, Charles Chaplin, um dos maiores gênios da sétima arte teve coragem de fazer um filme tratando do tema enquanto a guerra estava em seu auge.
Como era de se esperar, o primeiro filme falado de Chaplin se tornou censurado em diversos países, entre eles o Brasil. Durante a ditadura do Estado Novo, Vargas, por ser um grande simpatizante do nazismo e ainda não ter entrado na Segunda Guerra do lado dos Aliados, baniu o filme.
Porém, Chaplin enfrentou problemas após o fim da guerra também nos Estados Unidos. Dessa forma, o impediram de regressar ao país sob alegação de ser comunista.
3. ‘O Último Tango em Paris’ (1972)
Não houve maior período de censura no país do que durante a Ditadura Militar iniciada a partir do golpe de 1964. Assim, dentre os muitos filmes alvos de censura, podemos destacar esse clássico estrelado por Marlon Brando.
Conhecido pelas suas fortes cenas, tendo uma delas inclusive sido bastante prejudicial para a atriz Maria Schneider, destruindo a sua carreira e vida pessoal, o filme sofreu censura no Brasil, somente sendo exibido em 1979.
4. ‘A Última Tentação de Cristo’ (1988)
Dirigido por Martin Scorsese, este filme sofreu proibição em países como Turquia, México, Chile e Argentina. Esses lugares o consideraram herético por sua interpretação da vida de Cristo.
Leia mais: Nova série incrível sobre mitologia grega na Netflix: veja o trailer
5. ‘Muito Além do Cidadão Kane’ (1993)
Embora não se trate exatamente de uma censura governamental, já que nesse período já estávamos em uma era democrática, esse documentário britânico retratava a relação entre a mídia brasileira e o poder, sobretudo da Rede Globo.
Porém, Roberto Marinho, figura extremamente focada no documentário, entrou com uma ação judicial. Dessa forma, conseguiu impedir a exibição do documentário.
Gostou deste conteúdo? Então continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!
0 comentários