No século passado, Hollywood criou algumas obras-primas cinematográficas que, no entanto, não passaram nos testes finais em alguns países do mundo. Isso porque o consideraram filmes polêmicos. Portanto, ocorreu a sua proibição.
O motivo deve-se quer à violência de algumas cenas, quer ao conteúdo erótico do filme, quer a representações negativas de um país.
Portanto, vamos dar uma olhada em 6 filmes que foram proibidos em alguns países e você não sabia!
6 Filmes Que Já Foram Proibidos Em Alguns Países
Zoolander (2001)
Parte da trama do filme Zoolander inclui uma trama para assassinar o primeiro-ministro da Malásia, que aparentemente não gostava do governo malaio.
Obviamente essa foi uma das razões da proibição. Além disso, outra razão foi que retrataram a Malásia como um país pobre. De acordo com o “The Guardian”, o Conselho de Censura de Filmes do Ministério do Interior da Malásia descreveu o filme como “definitivamente inapropriado” para o público.
Por fim, no Irã, houve a banição do filme Zoolander devido ao seu apoio aos direitos dos homossexuais.
O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Apesar de perder o Oscar de Melhor Filme no ano passado, O Segredo de Brokeback Mountain ainda é uma história de amor aclamada pela crítica. As estrelas desse filme são Heath Ledger e Jake Gyllenhaal que vivem um casal de cowboys que tem um relacionamento complexo romântico enquanto cuidam de um rancho em Wyoming.
Enquanto há uma celebração do “O Segrego de Brokeback Mountain” como uma marca do cinema queer na América, ocorreu a sua proibição nos Emirados Árabes Unidos por retratar um relacionamento entre dois homens. Além disso, não houve lançamento do filme nos cinemas na China.
VEJA TAMBÉM: 6 Filmes Antigos De Terror Dos Anos 80 Que Nos Assustam Até Hoje!
O Código Da Vinci (2006)
A Santa Sé, também conhecida como a sede de Roma, considerou o filme de Tom Hanks historicamente impreciso e ofensivo. No entanto, o filme teve como base o controverso livro de mesmo nome “O Código Da Vinci”, retratando Jesus Cristo e Maria Madalena como um casal e a Igreja Católica como uma “capa” de dois mil anos que esconde o Santo Graal.
Então, os protestos eclodiram após o lançamento do filme! Por fim, o resultado foi a proibição dele em muitos países, incluindo China, Egito, partes da Índia, Jordânia, Samoa, Ilhas Salomão e Sri Lanka.
Borat (2006)
Borat é um filme incompreendido, que conseguiu provocar reações em vários países. Quando ocorreu o lançamento do filme, muito canais relataram que todos os países árabes o baniram, exceto no Líbano.
Em particular, o Cazaquistão baniu esse filme, pois o caráter honesto de Sacha Baron Cohen imita a cultura do país. Eventualmente, o ministro das Relações Exteriores apareceu no filme e disse que viu o filme com um olhar diferente, o que atraiu turistas e acabou servindo como propaganda para o país.
Por fim, como dizemos na minha vila, às vezes a melhor propaganda é a difamação.
LEIA MAIS: Os 10 Melhores Filmes De Dança De Todos Os Tempos Que Você Ainda Pode Ver!
Jogos Vorazes (2012)
Tendo como base a série de romances de Suzanne Collins, Jogos Vorazes é uma metáfora fiel do livro ao filme retratando um futuro horrível que se passa no futuro da América.
A cada ano, crianças de diferentes áreas, os “Bairros”, têm que lutar até a morte para sobreviver e trazer recursos necessários para suas comunidades. De fato, o Vietnã proibiu o filme por causa de sua natureza extremamente violenta e cenas de assassinato violentas.
Último Tango em Paris (1972)
O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, tem como uma das estrelas principais Marlon Brando. Marlon é um hoteleiro americano que é encantado por uma jovem francesa com quem inicia um relacionamento sexual ilícito.
Após seu lançamento, o filme recebeu uma classificação X nos Estados Unidos por suas cenas de sexo e representações de violência. Além disso, ocorreu a sua proibição também na Argentina, Coreia do Sul, Portugal, Itália, Brasil e Venezuela por seu conteúdo “obsceno” e “pornográfico”.
0 comentários