O uso do rotativo do cartão de crédito pode mudar significativamente. Descubra quais são as possíveis mudanças e como elas podem afetar a sua vida financeira. As principais mudanças no funcionamento dos cartões de crédito têm sido discutidas nos últimos dias, principalmente no que diz respeito à data de validade da renovação do cartão de crédito.
O Ministério da Fazenda, o Banco Central e a Associação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) buscavam soluções para lidar com os altos juros dessa modalidade, que chegaram a incríveis 430,5% no ano passado, e ainda é um dos juros mais alto do mundo.
Possíveis mudanças
Seguindo as normas vigentes, após permanecer no crédito rotativo por um período de 30 dias, ocorre automaticamente a mudança para um plano de parcelamento. Porém, recentemente, foram divulgadas informações que indicam a possibilidade de cancelamento desse critério. Além de incluir a exclusão do sistema de crédito rotativo.
Ainda, estão sendo consideradas outras opções, como a cobrança de uma taxa fixa para parcelamento sem juros e o aumento da taxa de entrega. Por fim, o Ministério da Fazenda não descarta o fim do Rotativo.
LEIA MAIS: Tem um cartão de crédito? Então veja como ficou fácil aumentar o seu limite
Uso do Cartão de Crédito Rotativo
O cartão de crédito é ativado automaticamente caso o consumidor não pague o saldo da fatura até o vencimento. Nesse caso, o valor restante se torna um empréstimo e os juros são calculados sobre esse valor.
É um dos tipos de empréstimos mais caros devido às altas taxas de juros, que sempre são instáveis e tendem a subir, que podem levar a dívidas difíceis de pagar.
LEIA MAIS: Novo empréstimo via Inteligência Artificial? Veja como funciona
O fim do crédito rotativo e sua relação com a educação financeira
Antes de mais nada, eliminar o crédito consignado é uma alternativa para reduzir a dívida e os índices de inadimplência no país, que preocupam as autoridades.
Além disso, espera-se solucionar esses problemas com o lançamento do programa Desenrola. Assim oferecendo aos consumidores opções de crédito mais favoráveis e incentivando a educação financeira.
Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários