Por que as garrafas de vinho têm uma cavidade no fundo? Você nem imaginava

Descubra agora os motivos que fazem essas garrafas possuírem esse formato

Você provavelmente já deve ter notado que a maioria das garrafas de vinho possuem uma cavidade. Diferentemente de outras garrafas, como as de licores e cervejas. Saiba que ao longo da história essa cavidade dispôs de diferentes finalidades.

LEIA MAIS: 3 Cervejas Puro Malte Para Tomar Neste Carnaval – E Saborear Durante Seu 2023!

Funções da cavidade da garrafa ao longo da história

Uma das principais características associadas a essa cavidade no decorrer dos anos foi a de o armazenar os “depósitos”, que são os sedimentos gerados ao longo do tempo dentro dos vinhos mais antigos. Outro detalhe é que no passado as garrafas de vidro eram bem frágeis, sendo mais propensas a quebrar durante a fabricação ou com qualquer impacto, principalmente em sua parte inferior. Por isso, os fabricantes de vidro usavam um método chamado vidro soprado para moldar suas garrafas com esse aspecto, a fim de torná-las mais resistentes. O que não se faz mais necessário visto que a produção desses materiais são realizados por eficientes máquinas automáticas ao mesmo tempo que o vidro é muito mais resistente do que antigamente.

LEIA MAIS: 5 Países Que Produzem As Melhores Cervejas Do Mundo; Veja O Ranking!

Função da cavidade nos dias atuais

A cultura vinícola sempre foi muito respeitada. Dessa forma, a presença da cavidade nessa bebida é considerada uma tradição e mantida até os dias atuais. Além disso, a capacidade de descansar o polegar ao servir essas bebidas é muito útil para os funcionários de restaurantes, bares e eventos.

Alguns especialistas ainda atribuem a funcionalidade da cavidade a segurar os sedimentos formados no vinho ao passar dos anos. No entanto, isso nunca foi comprovado em nenhum estudo científico até então. Ainda há aqueles que associam a qualidade do vinho à profundidade da cavidade. Isso porque de acordo com a sua profundidade se torna necessária a utilização de mais material para produção das garrafas de vinho.

Agora que você já aprendeu mais sobre a história do vinho, que tal conhecer alguns termos para conseguir se passar por um verdadeiro Sommelier? Clique aqui e confira.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece e, caso queira ficar por dentro das novidades, clique aqui e selecione a opção ✩ Seguir!

você pode gostar também