Dicas

4 frases que pessoas do país mais feliz do mundo usam todo dia, segundo psicólogo

4 frases que pessoas do país mais feliz do mundo usam todo dia, segundo psicólogo
By     -   On

No coração da Finlândia, nação reconhecida mundialmente por sua alegria contagiante, jazem preceitos culturais profundos manifestados em quatro expressões cotidianas. Estas frases, embora simples, carregam o peso de uma filosofia de vida que possivelmente esclarece o motivo pelo qual os finlandeses ostentam o título de povo mais feliz do planeta há seis anos consecutivos. Por isso, desvendamos essas máximas, sob a perspectiva do psicólogo finlandês Frank Martela, e como elas refletem a essência do contentamento na Finlândia. Portanto, confira aqui as frases de pessoas felizes, de acordo com psicólogo do país mais feliz do mundo.

Frases usadas por pessoas do país mais feliz do mundo, de acordo com psicólogo

1. “Quem tem felicidade deve escondê-la”

Contrariamente à noção de exibir a felicidade, na Finlândia prevalece a ideia de que a alegria verdadeira deve ser guardada, não ostentada. Assim, inspirada nas palavras de Eino Leino, poeta do país, essa perspectiva ressalta a modéstia como um valor.

Por exemplo, em Helsinque, raramente se veem carros de luxo, mesmo entre os mais abastados. Dessa forma, isso reflete a preferência nacional por um estilo de vida menos voltado para comparações sociais.

Então, este princípio sugere que a verdadeira satisfação reside não na exibição de sucesso, mas na apreciação interna do bem-estar.

Leia mais: 8 hábitos de pessoas que têm sucesso, mesmo sem trabalhar

2. “O pessimista nunca ficará desapontado”

Ademais, adotando uma visão realista da existência, os finlandeses acreditam que o pessimismo como uma forma de preparação para as inevitáveis decepções da vida.

Este adágio, enraizado na cultura do país, ensina que ao antecipar os reveses, fica-se mais equipado para enfrentá-los. A filosofia de “meliorismo” — a crença na capacidade de melhoria — complementa essa ideia, promovendo a resiliência diante das adversidades.

3. “Cada um é o ferreiro de sua própria felicidade”

Na Finlândia, ressoa o adágio de que a felicidade é uma conquista pessoal, uma noção herdada da Roma antiga. Mas profundamente enraizada na cultura finlandesa.

Assim, essa expressão encoraja a iniciativa individual na busca do contentamento. Embora reconheça a importância do apoio comunitário. No esporte e na vida, o trabalho em equipe é visto como essencial para alcançar objetivos pessoais e coletivos.

Leia mais: 5 hábitos que afundam as pessoas da classe média

4. “Alguns têm felicidade, todos têm verão”

A última das expressões finlandesas aborda a transitoriedade da felicidade e a inevitabilidade das mudanças na vida.

Reconhecendo que todos passam por momentos difíceis, essa frase promove uma aceitação serena das vicissitudes da vida. Remete à certeza de que, independentemente das circunstâncias, haverá momentos de alegria e contentamento para todos.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

Júlia de Almeida

Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.