Curiosidades

4 frases típicas de um cliente exigente no restaurante: você é um?

4 frases típicas de um cliente exigente no restaurante: você é um?
By     -   On

Quando vamos a um restaurante, é importante lembrar que estamos lidando com profissionais que se dedicam a nos proporcionar uma experiência gastronômica agradável. E, nas nossas viagens, a gastronomia é uma das partes principais.

Porém, por mais que o restaurante se esforce, nem sempre a experiência será como você imaginava. Então, alguns clientes podem ser mais exigentes do que outros, e suas palavras podem refletir essa atitude. No entanto, essa exigência pode fazê-los parecer chatos. Portanto, confira a seguir as frases de um cliente chato no restaurante e como se comportar.

Frases de um cliente exigente no restaurante

1. “Eu espero um atendimento impecável.”

Antes de mais nada, é compreensível que todos esperem um atendimento de qualidade em qualquer estabelecimento. No entanto, é importante lembrar que os funcionários também são seres humanos e podem cometer erros. Portanto, ser educado e respeitoso ao solicitar um bom atendimento é fundamental.

2. “Eu sempre frequentei este restaurante e nunca tive esse problema antes.”

Essa frase é comum entre os clientes que desejam ressaltar sua fidelidade ao estabelecimento. Porém, ao invés de usá-la, é mais produtivo expressar sua preocupação com a situação e buscar uma solução junto à equipe do restaurante.

3. “O preço é muito alto para a qualidade da comida.”

É normal que cada pessoa tenha sua própria percepção sobre o valor de um prato. Porém, considere que há também os custos com mão de obra, aluguel, energia, entre outros. Portanto, evite essa frase.

4. “Eu gostaria de falar com o gerente.”

Essa frase geralmente é usada quando o cliente não está satisfeito com algum aspecto do serviço ou da refeição. É importante lembrar que os funcionários estão lá para ajudar e resolver problemas. Antes de solicitar falar com o gerente, tente resolver a questão com o garçom ou atendente. Caso a situação não seja resolvida, aí sim, buscar o gerente é uma opção.

Leia mais: Está sem ovos? 4 truques para substituir os ovos nas suas receitas

Condutas adequadas para se ter em um restaurante

Além de evitar as frases mencionadas anteriormente, é importante ter algumas condutas adequadas ao frequentar um restaurante. Veja algumas dicas:

Seja educado e respeitoso

Trate os funcionários do restaurante com educação e respeito, do mesmo jeito que você gostaria que te tratassem. Lembre-se de que eles estão trabalhando para lhe proporcionar uma experiência agradável.

Seja claro ao fazer seu pedido

Para evitar problemas e garantir que seu pedido seja atendido corretamente, seja claro e específico ao fazer o seu pedido. Se tiver alguma restrição alimentar, informe ao garçom para evitar surpresas desagradáveis.

Aguarde sua vez

Em momentos de maior movimento, é natural que o atendimento possa demorar um pouco mais. Tenha paciência e aguarde sua vez. Evite fazer reclamações desnecessárias ou pressionar os funcionários.

Deixe uma gorjeta adequada

Se você ficou satisfeito com o atendimento e a refeição, considere deixar uma gorjeta para a equipe do restaurante. Lembre-se de que a gorjeta é uma forma de reconhecimento pelo bom serviço prestado.

Comunique-se de forma clara e respeitosa

Se algo não estiver de acordo com suas expectativas, comunique-se de forma clara e respeitosa com os funcionários do restaurante. Explique o que não lhe agradou e dê a oportunidade para que eles possam resolver a situação.

Por fim, essas são dicas básicas que tornarão a sua viagem e a sua experiência gastronômica muito mais agradáveis.

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.