Para que serve o furo na tampa da caneta? A explicação vai te surpreender!

Um dos maiores mistérios das papelarias

Você já percebeu como aquelas canetas esferográficas simples possuem um furo na tampa? Algumas pessoas até utilizam essa  estrutura para criarem apitos com as tampas das canetas. Mas, será que esse furo realmente possui alguma função? A seguir, traremos a explicação para esse furo na tampa da caneta e você vai descobrir que, na verdade, a função é bem mais interessante do que parece. Portanto, se você gosta de ler sobre curiosidades, não deixe de conferir o texto na íntegra!

Todas as tampas de caneta possuem esse furo?

Na verdade, não são todas as canetas que possuem esse furo na tampa. Isso porque algumas possuem ingredientes nas tintas que não podem entrar em contato com o ar. Por exemplo, esse é o caso das canetas coloridas, que podem ser alteradas caso fiquem muito tempo em contato com o ar.

Porém, as canetas esferográficas costumam funcionar bem com esse furo na tampa. A explicação é que elas possuem uma esfera livre na ponta que impede a saída da tinta ou o contato dela com o ambiente externo.

LEIA MAIS: 3 Alimentos Que Você Sempre Guardou Na Geladeira, Mas NÃO Deveria!

Afinal, para que serve o furo na tampa da caneta?

A verdade é que o motivo do furo na tampa da caneta tem uma explicação que surpreende. Como várias crianças costumam utilizar essas canetas, é comum acidentes ocorrerem envolvendo algum tipo de engasgo ao levar a tampa à boca.

Então, para evitar acidentes graves, a marca de caneta Bic começou a vender canetas com um furo na tampa. Esse furo evita que, em caso de engasgos, a pessoa perca a passagem do ar. Portanto, essa é uma medida bastante comum no mercado, e até produtores de balas criam doces com furos para evitar esse tipo de problema.

Mesmo assim, é importante ensinar as crianças sobre os riscos de levar objetos à boca ou ao nariz. Nem todas as canetas possuem o furo na tampa, e ensinar as crianças sobre esse risco pode evitar vários problemas.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também